PRÊMIO MPT NA ESCOLA 2022 - #TimeVitóriaPB: Poesia de paraibana é uma das três finalistas do País; Final acontece hoje, às 14h, pela TV MPT

01/12/2022 – Chegou o grande dia da final da Etapa Nacional do Prêmio MPT na Escola 2022. A solenidade que irá anunciar os vencedores acontecerá nesta quinta-feira (01), às 14h, pelo canal TV MPT no Youtube. A estudante Maria Vitória de Abreu Marinho, 13 anos, de Cajazeiras, é finalista nacional com a Poesia ‘Ser Jovem Aprendiz’. A poesia da paraibana, que estuda em uma escola pública rural, é uma das três finalistas do País. O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) comemora o resultado deste ano, que teve a participação de escolas e estudantes de 11 municípios paraibanos na Etapa Estadual.

O prêmio é promovido pelo Ministério Público do Trabalho e tem como tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. O ‘MPT na Escola’ premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. O projeto tem como objetivo estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e proteção do(a) adolescente trabalhador(a). Este ano, 14 Estados estão concorrendo na Etapa Nacional.

“Estou muito ansiosa pelo resultado. Saber que estou representando meu Estado nacionalmente me orgulha muito. Sei que meu esforço valeu a pena. Meus pais ficaram muito orgulhosos. É um prêmio que motiva a gente. Para todos os estudantes meu recado é que se sintam capazes. Nós podemos fazer o melhor. Quando você quer, você consegue”, revelou Maria Vitória de Abreu Marinho, finalista da Paraíba na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola. Ela mora na zona rural do município de Cajazeiras, no Sertão paraibano.

“O resultado da etapa nacional do Projeto MPT na Escola sempre nos deixa bastante ansiosos. O Projeto é lindo em sua essência por trabalhar de forma lúdica com crianças e adolescentes temas tão sensíveis e tão caros para todos nós. A cada novo ano do Projeto, temos a oportunidade de sentir a sua renovação, o esforço e o trabalho conjunto de todas as pessoas envolvidas. Que a Paraíba continue a brilhar sempre no cenário nacional, este ano representado por nossa grande vitoriosa, Maria Vitória”, ressaltou a procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora Regional da Coordinfância/MPT (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e ao Adolescente).

“Esse concurso do MPT marcou de forma positiva nosso trabalho pedagógico. Considerando que ainda estamos superando os grandes desafios trazidos pela pandemia, essas iniciativas são fundamentais para motivar os alunos. Os colegas de Vitória ficaram muito orgulhosos com o desempenho da amiga e estão se sentindo capazes. Isso é o bom. Cada um sabia que poderia ser vencedor. Todos já estão ansiosos para o próximo ano”, afirmou a professora Irisdene Batista Barreto, que orientou os estudantes nos trabalhos em sala de aula.

“O ‘MPT na Escola’ foi um incentivo para estimular essa vontade de crescer dos nossos alunos, de fazer a diferença. Recuperar a aprendizagem é prioridade nesse momento. Foi uma iniciativa bem sucedida. Acreditei na proposta e fiz com que as turmas também acreditassem. Não foi fácil, mas conseguimos e foi muito gratificante”, acrescentou a professora Irisdene Barreto.

Além da professora e dos colegas, os pais de Vitória também ficaram orgulhosos do sucesso da filha e reforçam a importância de incentivar os filhos a estudarem.

“A educação transforma vidas”, diz mãe de aluna premiada

“Foi uma grande alegria para nós. Muito orgulho! Minha filha é muito esforçada, está sempre preocupada em fazer as tarefas escolares e não gosta de faltar aula. Esse prêmio a incentivou ainda mais e que incentive outras crianças e jovens a estudarem. Minha felicidade é sem tamanho em saber que Vitória vai representar a Paraíba. Que outros pais incentivem seus filhos a estudarem, porque a educação transforma vidas”, afirmou Suênia Carolino Sousa Marinho, mãe de Maria Vitória.

Escola rural

A Escola Municipal Carolino de Sousa Neto, onde Maria Vitória estuda, fica no Distrito Divinópolis, no município de Cajazeiras. Ao todo, 62 estudantes das turmas de 6º e 7º anos se envolveram no projeto. Uma delas foi Brenda Abreu Dantas, que ficou em 1º lugar na Etapa Estadual na Categoria Conto (grupo 2).

“O MPT na Escola Carolino Sousa Neto atingiu seu objetivo que foi fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. Você consegue alcançar um número elevado de pessoas de uma vez só e orientada pela mesma diretriz. A escola é uma grande propulsora da aprendizagem de direitos humanos. Então, trabalhar valores integrais e os direitos de crianças e adolescentes são ações que trazem resultados concretos”, destacou o professor Lucilândio Pereira Mareco, coordenador do projeto na escola.

Mais de 600 alunos participaram do projeto em Cajazeiras

No município de Cajazeiras, seis escolas participaram do projeto, envolvendo mais de 608 alunos. “Ressalto a importância do projeto no engajamento de professores e alunos do sistema municipal de ensino, onde percebemos o conjunto de ações voltadas para a promoção de debates dos temas relativos aos direitos do adolescente, a introdução e o preparo ao mundo do trabalho e a criação de condições para o desenvolvimento de jovens com capacidade criativa e crítica sobre o trabalho e seu exercício digno. O município só vem agradecer a parceria e as ações desenvolvidas no ano de 2022 pelo Ministério Público do Trabalho”, concluiu Tereza Cristina Dias Novo, coordenadora do projeto em Cajazeiras.

Escolas participantes do projeto em Cajazeiras

- Escola Municipal Vitória Bezerra

- Escola Municipal Carolino de Sousa Neto

- Escola Municipal Cecília Estolano Meireles

- Escola Municipal José Antônio de Sousa Dias

- Escola Municipal Antônio de Sousa Dias

- Escola Municipal Luiz Cartaxo

Etapa estadual

Os trabalhos vencedores da Etapa Nacional do Prêmio ‘MPT na Escola 2022’ foram divulgados no dia 12 de outubro pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho.

No dia 18 de outubro, em solenidade na Sede do MPT-PB, em João Pessoa, foram premiados os vencedores da Etapa Estadual, crianças e adolescentes do 4º ao 7º ano do ensino fundamental de 11 municípios da Paraíba.

Foram premiados trabalhos na categorias música, desenho, conto e poesia. Os estudantes premiados em 2º e 3º lugares receberam um tablet e os que ficaram em 1º lugar receberam um notebook. Os professores orientadores dos trabalhos receberam um kindle.

 

Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir