MPT dá prazo a Estado para apresentar cronograma de concurso público para o Hospital de Trauma

02/12/2022 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) deu um prazo de 10 dias à Secretaria de Estado da Saúde (SES) para que ela apresente um cronograma para a realização de concurso público para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O certame deve ser realizado em até 12 meses, com prazo máximo até novembro de 2023.

Uma audiência foi realizada na Sede do MPT-PB, com a presença do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB), que realizou inspeção e constatou um déficit no número de enfermeiros e técnicos de enfermagem no Hospital de Trauma. Em documento apresentado pelo Coren-PB ao MPT, foi apontado um déficit de 72 enfermeiros e 119 técnicos de enfermagem, o que estaria ocasionando uma rotina de plantões extras, extrapolando a jornada legal desses profissionais.

“A não concordância do Estado em realizar o concurso público implicará no imediato ajuizamento de ação civil pública”, decide o MPT-PB, após audiência realizada no último dia 23, presidida pelo procurador do Trabalho Paulo Germano Costa de Arruda.

Durante a audiência, com representantes da SES e do Hospital de Trauma, foi determinado também que, até a realização do concurso público, deve-se limitar o máximo de 4 plantões extras/mês, considerando-se individualmente enfermeiros e técnicos de enfermagem do hospital.

 

Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir