Projeto ‘Cozinha & Voz’ forma primeiras turmas de pessoas trans na Paraíba

26/05/2023 – O Projeto ‘Cozinha & Voz’ – iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) com várias entidades parceiras – formou, esta semana, as primeiras turmas de pessoas trans na Paraíba. Ao todo, 39 pessoas trans e travestis concluíram o curso de técnicas de cozinha e foram capacitadas como assistentes de cozinha em duas turmas do Cozinha & Voz em João Pessoa e Campina Grande.

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na tarde da última terça-feira (23), da formatura da turma de João Pessoa, no Sesc Cabo Branco, na Orla Marítima da Capital, com 19 concluintes. Na tarde dessa quinta-feira (25), aconteceu a formatura do Cozinha & Voz no Sesc de Campina Grande, no Centro da cidade, com a entrega de certificados a 20 concluintes. A vice-procuradora-chefe do MPT-PB, Marcela Asfóra, participou das duas solenidades representando a Instituição.

“Estou concluindo mais uma etapa na minha vida acadêmica, graças ao MPT, junto com o SESC, SENAC e a Casa Neon, mais uma vez ampliando portas para nós do público LGBTQIA+. Especificamente para mim como mulher trans, esse projeto é de suma importância para, no auge dos meus 26 anos, começar de fato a entrar no mercado de trabalho”, comemorou Isis Correa de Freitas. “Que fique bem claro que essa iniciativa é uma das principais e mais importantes a qual já fiz parte e eu tenho certeza de que, assim como a mim, vai abranger muitas mulheres trans da nossa Paraíba e do nosso Brasil”, concluiu.

“Não é só inserir no mercado de trabalho, mas incluir no mundo do trabalho. E nós esperamos que isso seja uma sementinha, porque o ‘se qualificar’ é só o começo de tudo. Agradecemos à OIT, por ter compartilhado, comprado a ideia, vindo aqui para a Paraíba junto com o Ministério Público do Trabalho para desenvolver esse projeto tão interessante e importante socialmente”, afirmou a vice-procuradora-chefe do MPT-PB, Marcela Asfóra. “Esse projeto é relevante não apenas por proporcionar qualificação profissional, mas por permitir que vocês saiam daqui mais unidos e fortalecidos”, concluiu.

 

O ‘Cozinha & Voz’ tem como objetivo treinar pessoas em situação de vulnerabilidade – incluindo população LGBT+ - em tarefas básicas de uma cozinha de restaurante. As aulas foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC e teve carga horária de 40 horas/aula. O conteúdo programático foi dividido em três eixos: Cozinha, Voz e Preparação para o mercado de trabalho.

OIT: Projeto já formou mais de 600 pessoas

"Estamos muito felizes de concluir mais esta etapa do Cozinha & Voz no Estado da Paraíba, que tão bem acolheu o projeto. Percebemos o compromisso das diversas instituições envolvidas que, somado ao esforço das pessoas participantes, resultaram na maior taxa de conclusão do curso até hoje”, ressaltou Camila Almeida, coordenadora nacional de projeto do Escritório da OIT no Brasil. Ela informou que o ‘Cozinha & Voz’ já formou mais de 600 pessoas em vários Estados do país.

A chef de cozinha Paola Carosella é uma das voluntárias do projeto. Durante a solenidade de formatura, foi exibido um vídeo com uma mensagem a todas as formandas. Outra voluntária da iniciativa é a atriz e poetisa Elisa Lucinda, que esteve em João Pessoa nesta sexta-feira (26) para uma palestra, que encerrou as atividades do projeto ‘Cozinha & Voz’ na Paraíba.

A iniciativa de trazer o Cozinha & Voz para a Paraíba foi do procurador Regional do Trabalho Eduardo Varandas, na época à frente da Coordigualdade/MPT. Ele fez a articulação com a OIT para que o projeto fosse desenvolvido, simultaneamente, com turmas em João Pessoa e Campina Grande. "Promover o acesso de pessoas excluídas à capacitação e ao mercado de trabalho é de extrema importância em um país cheio de preconceitos e discriminação. Desde que conheci o Cozinha & Voz, lutei para trazê-lo à Paraíba. Precisamos de mais eventos de qualificação de pessoas para o mercado de trabalho. Precisamos de mais equidade e justiça social nas relações sociais. Como diz Gonzaguinhae a vida é trabalho".

Na Paraíba, o projeto Cozinha & Voz foi realizado pela OIT, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), TRT-13, Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH-PB) e Fecomercio.

 

“PRIDE: Promovendo Direitos, Diversidade e Igualdade no trabalho"

Entre abril e maio de 2023, o Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil, em parceria com o Instituto +Diversidade e a Casa Neon Cunha, iniciou, em João Pessoa e em Campina Grande, duas novas turmas do curso de formação em Cozinha Contemporânea voltado para a comunidade LGBTQIA+, com foco prioritário na população trans e travesti.

O curso é uma iniciativa do projeto "PRIDE - Promovendo Direitos, Diversidade e Igualdade no mundo do trabalho", que, por meio do desenvolvimento de capacidades profissionais e de habilidades socioemocionais, promove o trabalho decente e a inclusão no mercado de trabalho de pessoas LGBTQIA+, com foco prioritário na população trans.

O PRIDE estrutura-se nas boas práticas do projeto Cozinha & Voz e aplica sua metodologia ao público LGBTQIA+, com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais para pessoas trans e travestis. Por isso, o programa do curso inclui uma semana com aulas de voz e preparação para o mercado de trabalho, e duas semanas de aulas de Cozinha Contemporânea.

Por sua vez, Cozinha & Voz baseia-se em dois componentes: o Cozinha conta com a coordenação técnica da chef Paola Carosella; e o Voz é coordenado pela atriz e poeta Elisa Lucinda e pela atriz e diretora Geovana Pires, sócias da Casa Poema. É composto por oficinas, nas quais alunos e alunas, por meio da poesia, criam novas ferramentas para a comunicação no trabalho e na vida.

Após a conclusão do curso, as pessoas formadas serão acompanhadas pelo Instituto + Diversidade e pela Rede Cidadã, que facilitarão a formação continuada e orientada ao mercado de trabalho e a busca ativa de potenciais empregadores.

 

Ascom MPT-PB com Ascom OIT.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3100 / 3119

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir