• denuncias
  • peticionamento
  • protocolo
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • lgpd
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Confira o passo a passo de como fazer uma denúncia ao MPT.
  • ACESSE AQUI O SERVIÇO
  • Acesse o MPTTV - Paraíba
  • Confira aqui a atuação do MPT-PB na pandemia do novo Coronavírus

Palestra da atriz Elisa Lucinda sobre antirracismo encerra atividades do projeto Cozinha & Voz na Paraíba

26/05/2023 – “Ser uma mulher ou um homem negro nessa sociedade é tenso. Ser preto é muito tenso. Não é ‘mimimi’. Impõe-se uma trajetória difícil. Mas a educação é a nova abolição”, afirmou a escritora, poetisa e atriz Elisa Lucinda, durante a palestra que proferiu na manhã desta sexta-feira (26) e lotou o Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13), no Centro de João Pessoa. A palestra “O antirracismo de cada dia” abordou o enfrentamento ao racismo estrutural que está presente nas instituições e na sociedade em geral.

 A palestra da ativista Elisa Lucinda marcou o encerramento das atividades do projeto Cozinha & Voz na Paraíba, realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), TRT13 várias entidades parceiras e que tem Elisa como uma das idealizadoras. Atualmente, a atriz integra o elenco da novela ‘Vai na Fé’, na qual vive a personagem Marlene (no ar na rede Globo).

“O racismo começou lá atrás e chegou aos nossos tempos. Conheço casas ricas que dão comida inferior aos empregados”, discorreu Elisa Lucinda, enfatizando, durante a sua palestra, que a educação, o conhecimento e a fala são ferramentas de luta contra o racismo. “Quem não sabe falar não levanta a cabeça. Por isso, nas aulas a gente ensina a força do discurso”, ressaltou.

“O Ministério Público do Trabalho está muito honrado com o êxito do projeto Cozinha & Voz. Participei das formaturas em João Pessoa e Campina Grande e a palavra que define é ‘emoção’, em ver que as pessoas que participaram alcançaram o objetivo do projeto, que visa a qualificação profissional, a inclusão no mundo do trabalho, mas também visa o acolhimento, a ideia de pertencimento, por trazer, além da cozinha, a voz, a fala e a comunicação. E como foi bonito ver todas as pessoas falando de coragem, de força, superação e lutas. O Ministério Público do Trabalho agradece a você, Elisa, por tudo que você faz pelo Cozinha & Voz e por tudo o que a sua luta representa, por trazer poesia, por ajudar a transformar vidas”, ressaltou a vice-procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Marcela Asfóra.

O evento contou com a participação da coordenadora nacional de projeto Cozinha & Voz do Escritório da OIT no Brasil, Camila Almeida, representantes de várias entidades da Paraíba, entre elas, da Casa Pequeno Davi.

Cozinha & Voz

Na Paraíba, 39 pessoas trans e travestis concluíram o curso de técnicas de cozinha e foram capacitadas como assistentes de cozinha em duas turmas do Cozinha & Voz em João Pessoa e Campina Grande. Na tarde dessa quinta-feira (25), aconteceu a formatura do Cozinha & Voz no Sesc de Campina Grande, no Centro da cidade. A vice-procuradora-chefe do MPT-PB, Marcela Asfóra, participou da solenidade representando a Instituição. Na última terça-feira (23), aconteceu a formatura da turma de João Pessoa, no Sesc Cabo Branco, na Orla Marítima da capital paraibana.

O projeto Cozinha & Voz conta com o apoio voluntário da atriz Elisa Lucinda e da chef de cozinha Paola Carosella. Na Paraíba, o projeto Cozinha & Voz foi realizado pela OIT, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), TRT-13, Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH-PB) e Fecomercio. As aulas foram realizadas nas instalações do Sesc e Senac.

“PRIDE: Promovendo Direitos, Diversidade e Igualdade no trabalho"

Entre abril e maio de 2023, o Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil, em parceria com o Instituto +Diversidade e a Casa Neon Cunha, iniciou, em João Pessoa e em Campina Grande, duas novas turmas do curso de formação em Cozinha Contemporânea voltado para a comunidade LGBTQIA+, com foco prioritário na população trans e travesti.

O curso é uma iniciativa do projeto "PRIDE - Promovendo Direitos, Diversidade e Igualdade no mundo do trabalho", que, por meio do desenvolvimento de capacidades profissionais e de habilidades socioemocionais, promove o trabalho decente e a inclusão no mercado de trabalho de pessoas LGBTQIA+, com foco prioritário na população trans.

O PRIDE estrutura-se nas boas práticas do projeto Cozinha & Voz e aplica sua metodologia ao público LGBTQIA+, com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades profissionais e pessoais para pessoas trans e travestis. Por isso, o programa do curso inclui uma semana com aulas de voz e preparação para o mercado de trabalho, e duas semanas de aulas de Cozinha Contemporânea.

Por sua vez, Cozinha & Voz baseia-se em dois componentes: o Cozinha conta com a coordenação técnica da chef Paola Carosella; e o Voz é coordenado pela atriz e poeta Elisa Lucinda e pela atriz e diretora Geovana Pires, sócias da Casa Poema. É composto por oficinas, nas quais alunos e alunas, por meio da poesia, criam novas ferramentas para a comunicação no trabalho e na vida.

Após a conclusão do curso, as pessoas formadas serão acompanhadas pelo Instituto + Diversidade e pela Rede Cidadã, que facilitarão a formação continuada e orientada ao mercado de trabalho e a busca ativa de potenciais empregadores.

Elisa Lucinda

Poeta, atriz, intérprete, jornalista e professora. Tem publicados 19 livros. Entre poesia e prosa: O semelhante, Eu te amo e suas estreias, A fúria da beleza, Vozes Guardadas, além dos romances O cavaleiro de nada, uma autobiografia de Fernando Pessoa finalista do prêmio São Paulo de Literatura em 2015, e a coleção O Pensamento de Edite, onde Quem me leva para passear, 2º livro da coleção, foi indicado ao Prêmio Jabuti 2022 na categoria Romance de Entretenimento. É também autora da coleção infantil Amigo Oculto, pela qual ganhou o prêmio Altamente Recomendável da FNLIJ.

Por meio da Casa Poema, instituição cultural em sociedade com a atriz Geovana Pires, a multiartista desenvolve projetos que popularizam a poesia para todas as idades, como “Versos de liberdade”, que ensina a palavra poética aos jovens que cumprem medidas socioeducativas, além de cursos de poesia falada para professores e profissionais de áreas diversas. Vencedora do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado, pelo conjunto da obra no ano de 2020. No ano seguinte, a atriz e escritora tomou posse na Academia Brasileira de Cultura, ocupando a cadeira de Olavo Bilac, figurando entre nomes como: Zeca Pagodinho, Elza Soares, Christiane Torloni, Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, entre outros.

O espetáculo que deu origem ao livro Parem de falar mal da rotina, que em 2022 recebe uma edição revisada, está fazendo 20 anos de estrada com milhões de espectadores e leitores, fervorosos fãs e seguidores das inspiradas ideias dessa artista. Em janeiro de 2023, estreou a novela das 19h ‘Vai na Fé’, onde vive a personagem Marlene, atualmente no ar na rede Globo.

 

Ascom MPT-PB com Ascom OIT.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3100 / 3119

Instagram: @mptparaiba

 

Facebook: @mptpb

 

 

 

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • bunner yt ok
  • Portal de Direitos Coletivos
  • nr