‘Kombi da Maria’ vai percorrer escolas

18/10/2019 – No ‘Outubro Rosa’ – mês de prevenção e combate ao câncer de mama – foi lançada a ‘Kombi da Maria’ na última terça-feira, no Ministério Público do Trabalho, em Campina Grande. A unidade móvel vai percorrer escolas públicas e comunidades levando ações de prevenção e assistência contra o câncer que mais mata mulheres: 59,7 mil novos casos da doença no Brasil, sendo 880 na Paraíba (Inca/2018). O tumor de mama é o que mais afasta mulheres das suas atividades laborais. No país, foram mais de 21 mil trabalhadoras afastadas do trabalho em 2017 (INSS).

A ‘kombi da Maria’ transporta material educativo, revistas em quadrinhos e também produtos como bonecas e camisas, para ajudar a arrecadar recursos para o atendimento gratuito a mulheres de baixa renda diagnosticadas com câncer de mama. Algumas bonecas estão sendo confeccionadas por detentas de presídios do Estado.

A iniciativa é da Associação “Mulheres de Peito” que tem o apoio do MPT. A ONG completou dois anos e meio. Durante este período, já ajudou mais de 270 mulheres carentes diagnosticadas com câncer de mama na Paraíba, realizou mais de 4 mil consultas e mais de 1,5 mil mamografias gratuitas.

“A kombi tem o objetivo de ir às escolas públicas distribuir a ‘historinha da Maria’, além de doar e realizar algumas mamografias também”, informou a presidente da Associação Mulheres de Peito, a médica mastologista Cristiane Araújo. Ela destacou a importância do autoexame e da mamografia.

“Se a gente conseguir diagnosticar em tempo hábil um tumor pequeno, a chance de cura é de 95%. Não tem outra forma, tem que dar o diagnóstico precoce através da mamografia”, alertou a médica.

De acordo com a mastologista, o projeto já doou mais de 1,5 mil mamografias. “O objetivo é rastrear aquela mulher com suspeita de câncer e carente, e aí nós doamos a mamografia, a ultrassom e a biópsia”, explicou, acrescentando que a ONG surgiu para facilitar o acesso a exames especializados.

MPT

O procurador do Trabalho Marcos Almeida afirmou que “é sempre motivo de satisfação integrar parcerias desse tipo por se tratar de projetos de acentuada relevância social que tem um alcance muito importante dentro da nossa comunidade”.

“Todos os anos, milhares de mulheres são acometidas pelo câncer de mama e são afastadas do trabalho. Então, conhecendo o trabalho dessa associação, nós apoiamos o projeto ‘Mulheres de Peito’, que vem prestando atendimento a muitas mulheres paraibanas”, ressaltou a procuradora-chefe do MPT-PB, Myllena Alencar.

Venci o câncer

Euza Mariano ‘venceu’ o câncer e hoje é voluntária do projeto, ajudando mulheres. Ela disse que, no seu caso, o autoexame facilitou o diagnóstico precoce. “Eu que consegui ver o meu nódulo. Então, veja a importância do toque, dessa conscientização para as mulheres sobre a prevenção”, ressaltou.

Quem é Maria

‘Maria’ é a personagem que inspira o projeto “Mulheres de Peito”. Na história em quadrinhos que é distribuída, Maria sofria bullying na escola por ser diferente das outras crianças, mas depois se formou em Medicina e criou um projeto para ajudar muitas mulheres.

Marias reais

Maria José luta contra o câncer de mama e é também voluntária do projeto, ajudando na ‘Kombi da Maria’ e na venda de produtos como camisas, canecas, chaveiros, bolsas e da boneca ‘Maria’, que é o símbolo do projeto. Como Euza ‘Mariano’ e ‘Maria José’, existem muitas outras “Marias” que lutam contra a doença e que ajudam outras mulheres na batalha de salvar vidas.

Fonte: Ascom MPT-PB.

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Imprimir