Curso capacita procuradores para inspecionar hospitais públicos no País

06/09/2018 – Vinte e cinco procuradores doMinistério Público do Trabalho participaram do curso de aperfeiçoamento do Projeto Estratégico “Saúde na Saúde – Uma Visão Prática”, na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília. O curso teve como orientador pedagógico o procurador do MPT na Paraíba Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha.

 O curso aconteceu de 20 e 22 de agosto e abordou – entre outros temas – os riscos químicos e biológicos nos serviços de saúde pública no Brasil; a necessidade de adequação no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) nos serviços hospitalares.

          De acordo com Cláudio Gadelha, o curso é de suma importância para compartilhar informações e munir os procuradores do MPT com dados e conhecimentos relevantes a respeito da abordagem da saúde dos trabalhadores que atuam em hospitais e outros estabelecimentos públicos de saúde no País.

           

Operações

“O projeto estratégico do MPT ‘Saúde na Saúde’, coordenado pela Conap, já tem rendido frutos em todo o território nacional. Além da capacitação de peritos (feita em 2017), agora capacitamos 25 procuradores do Trabalho para desenvolver as operações nos Estados onde trabalham. A sociedade, em breve, também será amplamente informada por meio de outras ferramentas, a exemplo de videoaulas que serão disponibilizadas”, informou Gadelha, que é coordenador nacional da Conap/MPT (Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública).

Para o procurador, “não dá mais para esconder a realidade dura e difícil vivida pelos profissionais da saúde pública no Brasil, com jornadas extenuantes, ausência de proteção à saúde e à segurança desses profissionais, desconhecimento dos programas de proteção que devem ser implementados em todo o setor, ausência até mesmo de EPI, falta de imunização, entre muitas outras mazelas, como lixo hospitalar”.

“O projeto ‘Saúde na Saúde’ busca a ‘cura’ do setor sim, mas somente conseguirá avançar e melhorar se a sociedade tomar conhecimento do que acontece no dia a dia desses profissionais, e também tomar partido dessa luta”, concluiu, Cláudio Gadelha.

 

Fonte: Ascom / MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Facebook:  @mptpb

Instagram:  @mptparaiba

Imprimir