Projeto capacita jovens

09/11/2018 - Juan Gabriel, 19 anos, vive, hoje, o que há poucos anos seria impensável, segundo ele. O jovem, natural de São Paulo, era interno do Centro de Reabilitação Lar do Garoto, em Lagoa Seca, região de Campina Grande, quando teve a oportunidade de participar do projeto “Aprendizagem no Sistema Socioeducativo”, que conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac).

A transformação que, agora, já rende frutos a Juan teve início com o projeto. “Quem diria que a pessoa que eu era antes se transformaria no que sou hoje. Bem de vida, sem depender de ninguém, trabalhando. Deus é maravilhoso!”, comemorou o jovem. A história de Juan só confirma que, quando há oportunidades de aprendizagem, é possível a inserção no trabalho, na sociedade e o resgate da cidadania.

Assim como Juan, outros 160 adolescentes participaram do projeto (entre janeiro de 2017 e março de 2018), que tem como objetivo promover a ressocialização dos internos do Lar do Garoto e reduzir o índice de reincidências. “Eles veem isso como uma nova porta se abrindo e eu costumava falar a eles que, na verdade, é uma segunda ou terceira chance para que eles não retornem a esse ciclo”, revelou o procurador do MPT-PB e autor do projeto, Raulino Maracajá.

Juan fez o curso de instalador de hidrossanitário, pois tinha como referência o tio, que é encanador. “Alguns pequenos detalhes que ele não sabia, eu falei para ele. Algumas coisas aprendi no curso, mas o meu tio vai me ensinando mais ainda”, afirmou o rapaz.

Maracajá enfatizou, ainda, que a ideia é que, com a qualificação, os adolescentes possam entrar no mercado formal de trabalho, tal como aconteceu com Juan, que está prestes a assinar carteira de trabalho como encanador. Para o jovem, “basta ter força de vontade”.

Imprimir