MPT destina recursos para construção de Casa de Acolhida para pessoas com câncer, em Campina Grande

17/07/2023 - O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou recursos para a construção da Casa de Acolhida Nossa Senhora de Lourdes, que vai receber pacientes em tratamento do câncer e seus familiares. A obra está sendo construída no bairro de Bodocongó, em Campina Grande e vai atender pacientes de pelo menos 60 municípios circunvizinhos que fazem tratamento oncológico.

O valor a ser destinado será R$ 1,3 milhão e cobrirá as diversas etapas da construção (alvenaria, cobertura, impermeabilização), incluindo pavimentação externa, paisagismo, louças e metais. A obra também contará com instalações fotovoltaicas, produzindo energia limpa, tornando assim uma iniciativa sustentável. Os recursos destinados serão provenientes de multas aplicadas em ações trabalhistas.

“Quando destinamos os recursos provenientes das condenações judiciais e dos termos de ajuste firmados para ações sociais de concretização efetiva, como é o caso da Casa de Acolhida, estamos cumprindo fielmente o mister constitucional conferido ao Ministério Público de promotor de políticas públicas e o mister legal de reconstituição dos bens lesados”, ressaltou a procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho, que visitou a obra no último dia 6, junto com o coordenador do projeto, padre Sérgio Leite, a secretária Suellen Menezes e o contador Savigni Arruda.

“As destinações são importantes porque são um exemplo de como o MPT pode reverter a sua atuação em favor de projetos sociais de significativa relevância.

Se traduz numa forma de o MPT se apresentar como um agente de transformação social e poder contribuir para a resolução de problemas sociais sensíveis”, acrescentou o procurador Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande (PTM-CG).

O prédio está sendo construído com área edificada de 702 metros quadrados e, dentre outros espaços, vai contemplar nove quartos coletivos, recepção, sala para diretoria, área de convivência com TV, cozinha e refeitório. Será construída, ainda, uma rampa que dará acesso à ambulância. Ao todo, a casa terá capacidade de acolher 54 pessoas, incluindo o paciente e um acompanhante.

Além da hospedagem e alimentação que viabilize a permanência do acompanhante junto ao paciente em tratamento oncológico, os usuários da casa de acolhida irão contar também com assistência social e psicológica.

A Associação Casa de Acolhida Nossa Senhora de Lourdes é uma instituição filantrópica, de caráter assistencial, que atende famílias vindas do interior da Paraíba. Para facilitar o acesso das pessoas em tratamento de câncer, a casa está sendo construída perto do Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), referência no tratamento do câncer em Campina Grande e região. O hospital fica no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.

Ascom MPT-PB.

 

 

CONTATOS:

 

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

 

Instagram: @mptparaiba

 

Facebook: @mptpb

 

Imprimir