MPT e Cerest-CG lançam projeto pioneiro ‘Cinema Verde: Projetando a Saúde do Trabalhador’

29/04/2024 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (Cerest-CG) lançaram o projeto pioneiro ‘Cinema Verde: Projetando a Saúde do Trabalhador’. O lançamento aconteceu dentro das ações do Abril Verde 2024, na manhã da última quarta-feira (24), com a exibição do documentário “Estou me guardando para quando o Carnaval chegar”. O evento aconteceu no cinema do Sesc, no Centro de Campina Grande.

O documentário foi exibido para alunos de escolas técnicas que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho, empresários, trabalhadores, representantes de entidades parceiras e convidados, com o objetivo de promover o debate sobre a importância do trabalho decente e um meio ambiente de trabalho seguro e saudável.

Dirigido pelo diretor Marcelo Gomes, o documentário traz a realidade de trabalhadores e trabalhadoras que atuam na área de confecção, no polo comercial de Toritama, município do Agreste pernambucano, que é referência na confecção de jeans. O filme mostra o impacto do trabalho na saúde mental e física dos trabalhadores.

Em 2024, a campanha Abril Verde traz como tema “Adoecimento também é acidente do trabalho – Conhecer para Prevenir”.

“É uma iniciativa muito importante porque visa trazer a temática do Abril Verde de maneira diferente. A partir da ideia de se debater obras cinematográficas que trazem a questão do trabalho como tema central e transversal, podemos discutir e refletir sobre a necessidade de promover a saúde e segurança do trabalhador”, afirmou o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho).

“Durante esses 10 anos do Abril Verde, percebemos alguns avanços e conquistas. E, a partir dessas conquistas, é que podemos projetar o futuro para que a Política Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador e também para que as medidas de prevenção e proteção possam se consolidar cada vez mais. O MPT estará sempre à disposição, em parceria com os órgãos públicos, entidades privadas e a sociedade civil organizada para que a saúde e segurança no trabalho possa ser uma conquista no cotidiano de cada trabalhador brasileiro e paraibano”, acrescentou o procurador Marcos Almeida.

“O objetivo é socializar essas informações e convidamos escolas técnicas do município de Campina Grande, Referências Técnicas que fazem parte da 2ª Macrorregião de Saúde, universidades e vários parceiros para assistirmos a um filme que trata da temática da saúde e segurança dos trabalhadores e promovermos um debate junto com o Ministério Público do Trabalho e prevencionistas. A ideia é levar para a sociedade a discussão acerca da importância de se prevenir esses acidentes e adoecimentos”, ressaltou Anna Karla Souto Maior, gerente dos Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador de Campina Grande.

Durante o evento, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba, Nivaldo Barbosa, recebeu a Comenda “Amigo do Trabalhador”, como o idealizador do movimento Abril Verde, que completa 10 anos em 2024.

A poetisa de Campina Grande e enfermeira especialista em Saúde Mental, Anne Karolinne, fez uma apresentação especial no lançamento do “Cinema Verde”, declamando o Cordel de sua autoria, tema do Abril Verde 2024: “Adoecimento também é acidente do trabalho – Conhecer para Prevenir”.

Parceiros do Abril Verde na Paraíba

Na Paraíba, as ações do Abril Verde são desenvolvidas em parceria com várias instituições públicas e privadas, empresas, entidades, sindicatos, associações e órgãos parceiros, entre eles, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (SINTEST-PB), AEST-PB, CREA-PB, TRT-13, APEAMB, Cerest Estadual, Cerest Regional João Pessoa, Cerest Regional Campina Grande, Cerast Campina Grande, Cerest Patos, Fiep-PB, Sesi, Senai, Sesc, Sintricom-JP, UFPB, UEPB, IFPB, prefeituras, câmaras municipais, entre outros.

Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:

 

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3100 / 3119

 

Instagram: @mptparaiba

 

Facebook: @mptpb

 

Imprimir