Ministérios Públicos participam de reunião do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande
08/07/2020 - Na tarde desta quarta-feira (8/7), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público da Paraíba (MP/PB) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) participaram, a convite, como expositores, de reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande (CMS/CG). No evento online, representantes dos três órgãos ministeriais discorreram sobre o tema O Ministério Público como fiscal do Direito à Saúde e ao Trabalho Digno: acompanhamento das ações de combate à pandemia da covid-19. O evento teve como tema central: Comportamento da Curva Epidemiológica da covid-19 após início da execução do Plano de Flexibilização Econômica em Campina Grande.
Diante do tema central, a representante do Ministério Público Federal, procuradora da República Acácia Suassuna, destacou, logo de início, que a retomada das atividades é um ato de iniciativa do gestor e que “o Ministério Público não abre nem fecha nenhuma atividade, não tendo havido qualquer recomendação nesse sentido”. A procuradora também esclareceu que o papel do Ministério Público “é acompanhar as ações de combate à pandemia, tendo sido cobrado o plano de contingenciamento, toda a estruturação da rede, a instituição de uma comissão para avaliar quinzenalmente as condições epidemiológicas e estruturais do município, de modo que o retorno das atividades seja realizado com segurança, cautela e com os dados controlados”.
“A recomendação foi cumprida, mas ainda se verificam divergências, mesmo em grau bem reduzido, dos números apresentados pelos boletins epidemiológicos estadual e municipal, no tocante aos casos confirmados”, informou Acácia Suassuna. Conforme a representante do MPF, em reunião ocorrida ontem (7), que contou com a presença de técnicos do Ministério da Saúde, “houve como encaminhamento a realização de agendamento de visita técnica da Secretaria Estadual da Saúde com a Vigilância de Campina Grande para realização dos ajustes necessários, bem como a elaboração pelo Ministério da Saúde de orientação aos municípios sobre os fluxos, inclusive de exclusão de inconsistências das bases de dados dos sistemas e-SUS VE e SIVEP", mencionou a procuradora da República.
Considerando a perspectiva de abertura do comércio em Campina Grande, Adriana Amorim lembrou que o Ministério Público, “desde a primeira notícia, no final do mês de março, até a última medida do executivo neste sentido, atua para garantir que a flexibilização do isolamento e a reabertura das atividades ocorram de forma cautelosa, programada, responsável e, baseada na capacidade de atendimento da rede de saúde, bem como em dados seguros para a população, em especial, com o cumprimento dos critérios previstos no ‘Decreto Estadual do Novo Normal’ e também no decreto municipal, que preveem, como parâmetros de aferição, a taxa de obediência ao isolamento, a taxa de progressão de casos novos, a taxa de letalidade e a taxa de ocupação hospitalar”, mencionou a promotora de Justiça.
Marcela Asfora ainda ressaltou que a grande preocupação do Ministério Público do Trabalho é o retorno das atividades sem as cautelas necessárias para evitar a disseminação da covid-19 no ambiente de trabalho. “Com efeito, o trabalhador passa muito tempo do seu dia no local de trabalho e mantém contato com diversas pessoas, sendo um ambiente de potencial contágio. Por esta razão, o Ministério Público do Trabalho tem realizado audiências com diversos setores econômicos e encaminhado recomendações com o escopo de acompanhar as medidas de prevenção e controle adotadas pelas empresas para evitar a disseminação ovid-19 no ambiente de trabalho e permitir o retorno seguro das atividades”, mencionou a procuradora do Trabalho.
Também participaram do evento o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, médico Daniel Beltrammi e o médico infectologista, Rodolpho Dantas e representante da Vigilância Sanitária de Campina Grande.
Com Ascom MPF
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119
Siga: Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb