MPT reúne municípios que implantarão o projeto ‘MPT na Escola’ e fará entrega de material no dia 24

12/11/2020 – Estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas dos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Guarabira serão beneficiados com o projeto ‘MPT na Escola’. Uma reunião para definir ações e a entrega dos materiais do programa foi realizada na manhã dessa quinta-feira (12), com a procuradora do Trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Edlene Lins Felizardo e representantes dos municípios.

O projeto MPT na Escola é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos e aborda assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar. A capacitação dos educadores já foi realizada e a entrega do material foi marcada para o próximo dia 24 de novembro, a partir das 9h, na Sede do MPT-PB, no Centro de João Pessoa.

A produção do material do projeto é dividida em cartazes, caderno de orientação pedagógica para os educadores e revistas em quadrinhos para os estudantes.

reunião mptnaescola
reunião mptnaescola

Entrega de kits pedagógicos

O Ministério Público do Trabalho disponibilizará o material para a execução do projeto nas escolas beneficiadas com o ‘MPT na Escola’. Elas receberão dois tipos de kits: o primeiro kit é destinado a alunos do 4º e 5º anos. É o “Kit educacional Combate ao Trabalho Infantil”, composto por gibis (com a historinha ‘Lugar de Criança é na Escola’), cartazes (que mostram o cotidiano de dois meninos com infâncias diferentes, uma com e outra sem trabalho infantil), e Caderno de Orientação Pedagógica para os professores realizarem as atividades com seus alunos. Já o segundo kit, é voltado a alunos do 6º e 7º anos, composto também por revista em quadrinhos, cartazes e caderno pedagógico, com o tema “Aprendizagem Profissional”.

Prêmio MPT na Escola

O prêmio MPT na Escola integra o Projeto Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil. O prêmio é a culminância do projeto e busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

No final da etapa, são premiados os trabalhos produzidos pelos estudantes durante o projeto nas categorias conto, desenho, poesia, música e curta-metragem.

 

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Imprimir