MPT participa de evento pelo Dia Internacional de Combate à Corrupção

09/12/2021 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, nessa quinta-feira (9), de um evento em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção. O evento foi realizado pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) com a participação de representantes de vários órgãos que integram movimento no Estado, com transmissão pelo canal do Youtube: MPFPB.

 

O procurador do Trabalho Carlos Eduardo de Azevedo Lima participou do evento representando o MPT-PB. Para ele, é imprescindível fortalecer a atuação conjunta dos órgãos de controle no combate à corrupção para um enfrentamento mais efetivo dessa nefasta prática, que tão graves consequências traz para toda a sociedade. Ele também ressalta a importância do combate à corrupção por propiciar que recursos públicos deixem de ser desviados dos cofres públicos e possam vir a ser utilizados em políticas públicas voltadas à garantia e à promoção dos direitos sociais. O procurador ressaltou, ainda, atuação do MPT no combate às irregularidades trabalhistas na administração pública como uma das áreas prioritárias da Instituição.

“A atuação do MPT no combate às irregularidades trabalhistas na administração pública contribui de maneira enfática para a efetividade do combate à corrupção. A começar pelo enfrentamento a contratos ilícitos envolvendo terceirizações fraudulentas de serviços que, muitas vezes, envolvem vultosos recursos que irrigam enormes redes de corrupção. Por outro lado, quando combatemos as contratações ilícitas de pessoal na administração pública, alcança-se o âmago do combate à corrupção, até porque quem pratica os atos ilícitos não são os órgãos ou instituições considerados abstratamente, mas sim pessoas, e aquelas pessoas que se inserem no serviço público de forma ilícita, reconheça-se, não têm compromisso com a sociedade, mas sim com quem as colocou naquela posição. E as consequências disso podem ser gravíssimas, em prejuízo da sociedade como um todo”, ressaltou Carlos Eduardo Lima.

O evento começou às 9h e se estendeu até o início da tarde. Participaram representantes do TCE e MP de Contas (Fernando Catão e Bradson Camelo, respectivamente), Tribunal de Contas da União – TCU (Márcio Sueth), Controladoria-Geral da União - CGU (Walber Alexandre de Oliveira e Silva), Gaeco do Ministério Público da Paraíba - MPPB (Octávio Paulo Neto), Gaeco do Ministério Público Federal – MPF (Tiago Misael e Janaina Andrade), Projeto na Moral – MPDFT (Luciana Asper) e Portal Fisco Cidadão - Sindifisco PB (Manoel Isidro).

 

Fonte: Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3100 / 3612- 3119

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir