MPT entrega premiação a aluna e professores em escola de Cabedelo
24/02/2022 – Cabedelo-PB – Alunos e professores da Escola Municipal Plácido de Almeida, no bairro Renascer III, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, tiveram uma tarde diferente nessa quarta-feira (23). O Ministério Público do Trabalho (MPT) por meio da procuradora Edlene Lins Felizardo foi à escola entregar um notebook e uma medalha à estudante Karoline Rodrigues dos Santos, 15 anos. Ela conquistou o 2º lugar nacional no “Prêmio MPT na Escola 2021”, com o conto “A menina que queria crescer”, que relata a história de superação de uma menina da periferia que sonhava em voltar a estudar para ter um futuro melhor.
Moradora do bairro Renascer II, Karoline é orgulho para a escola e seus colegas. Ela também conquistou, em 2021, o 1º lugar na etapa estadual do prêmio (categoria Conto – grupo II). O MPT também entregou um Kindle ao professor Douglas de Oliveira Domingos, que orientou o trabalho de Karoline. O coordenador do projeto MPT na Escola em Cabedelo, Gilbert Monte, também ganhou um Kindle e a direção da Escola Plácido de Almeida recebeu o troféu de 2° lugar nacional. Além dos prêmios, o professor Douglas e a aluna Karoline foram homenageados, nesta semana, pela Câmara Municipal de Cabedelo.
Estou muito feliz! Foi um dia muito importante pra mim. Agradeço a todos. Espero que outras pessoas de Cabedelo também possam participar e ganhar”, afirmou Karoline Santos, após receber o seu notebook das mãos da procuradora. “Digo que se esforce nos estudos pra ter um trabalho digno que consiga vencer na vida, um futuro melhor”, concluiu Karoline.
“É uma emoção muito grande, principalmente porque esse prêmio traduz o trabalho que a gente faz em sala de aula e a presença dos alunos aqui no chão da escola mostra que eles também são capazes de alcançar algo desse tipo. E mesmo que não seja uma premiação, mas que essa vitória de Karoline estimule eles e elas a traçarem um projeto de vida que possa ser muito satisfatório e renda muitos frutos”, destacou o professor Douglas Oliveira.
“Ir até a escola entregar a premiação do MPT na Escola foi um momento ímpar. Ver no semblante daquelas crianças e adolescentes a alegria, o orgulho e a motivação para dar continuidade ao projeto foi muito bom e importante”, ressaltou a procuradora do MPT-PB, Edlene Lins Felizardo, coordenadora regional da Coordinfância/MPT.
“Foi a primeira vez que Cabedelo participou deste projeto e tivemos a felicidade da premiação de Karoline em 2º lugar nacional na categoria Conto. O conto dela foi ‘A Menina que queria crescer’ e, de fato, ela cresceu, concorreu com quase 500 mil alunos de todo o Brasil e agora deve ser motivo de orgulho e inspiração na sua escola e comunidade. A festa hoje é dela, dos colegas e dos professores”, comemorou a procuradora.
A entrega da premiação contou com a participação do prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, da secretária de Educação Márcia Moreira, do secretário adjunto Jordan Dornelas, professores e gestores da escola.
O projeto
O ‘Prêmio MPT na Escola’ é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos e aborda assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar. O ‘MPT na Escola’ é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil. A ideia é mobilizar, incentivar a produção cultural e, no final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Por: Ascom/MPT-PB.