MPT encerra ciclo de capacitações com educadores de 11 municípios da Paraíba
28/03/2022 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) encerrou, na última sexta-feira (25), o ciclo de capacitações do ‘MPT na Escola 2022’, com educadoras e educadores de 11 municípios paraibanos participantes do projeto. Na quinta-feira (24), foram capacitados professores e gestores municipais da área de educação de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, em evento que ocorreu na Sede do MPT-PB, no Centro da Capital. Já na sexta-feira (25), a equipe do ‘MPT na Escola’ esteve em Sapé, última cidade a receber o treinamento este ano.
Participaram da Capacitação Regional na Sede do MPT-PB 13 pessoas, que atuarão como multiplicadoras das temáticas do trabalho infantil e da aprendizagem profissional, em seus respectivos municípios. O número de participantes foi reduzido porque o edifício-sede do MPT passa por reforma. As obras foram interrompidas, excepcionalmente, para cumprir o cronograma de capacitações e não adiar o início das atividades do projeto nas escolas da Paraíba.
“Na quinta-feira (24), realizamos a Capacitação para educadores e educadoras de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. E na sexta-feira encerramos a série de capacitações do MPT na Escola no município de Sapé. Com isso, atendemos os 11 municípios que participarão do projeto este ano”, comemora a procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora Regional da Coordinfância/MPT.
Ela lembrou que, em 2021, a Paraíba se destacou e fez história com duas estudantes de escolas públicas premiadas nacionalmente no ‘MPT na Escola’. Emilly Katarine Mendes Patrício Leite, 13 anos, da Escola Municipal Analice Caldas, de João Pessoa, conquistou 3º lugar nacional (fundamental II – grupo 2), com a poesia “Aprender e sonhar”. E Karoline Rodrigues dos Santos, 15 anos, estudante da Escola Municipal Plácido de Almeida, de Cabedelo, foi vice-campeã, conquistando o 2º lugar nacional (fundamental II – grupo 2), com o conto “A menina que queria crescer”.
O educador Gilbert Guimarães Monte coordenou o projeto 'MPT na Escola' no município de Cabedelo em 2021 e vai coordenar novamente este ano. Para ele, a capacitação "tem grande importância para os profissionais da área de educação que, por meio dessa temática, são inseridos nos problemas, causas e possíveis soluções para o trabalho infantil". Segundo Gilbert, é importante ser um multiplicador para "poder discutir, debater e agir em relação à erradicação do trabalho infantil aqui no nosso Estado e no nosso município".
No final da Capacitação na Capital, a procuradora entregou os certificados aos participantes e, em seguida, fez entrega do material pedagógico produzido para o ‘MPT na Escola’ a representantes dos quatro municípios presentes.
Capacitação em Sapé fecha ciclo
Na última sexta-feira (25), o MPT-PB esteve no município de Sapé, região do Brejo paraibano, realizando a Capacitação Regional do projeto ‘MPT na Escola’ 2022. Aproximadamente 40 pessoas participaram da capacitação que ocorreu na Imperial Recepções, no Centro da cidade, ministrada pela procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora Regional da Coordinfância/MPT. Com esse evento em Sapé, o MPT-PB encerrou o ciclo de capacitações do MPT na Escola este ano.
No final do evento, a procuradora Edlene Lins Felizardo fez a entrega dos materiais pedagógicos do ‘MPT na Escola’ aos gestores de Sapé. Foram entregues gibis, cadernos de orientação pedagógica e cartazes para serem distribuídos com alunos das escolas públicas municipais que participarão do prêmio.
O regulamento do Prêmio MPT na Escola 2022 está no nosso site. (https://www.prt13.mpt.mp.br/2-uncategorised/1509-premio-mpt-na-escola-2022-municipios-podem-inscrever-trabalhos-ate-1-de-agosto).
Ascom/MPT-PB.
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100
Siga: Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb
YouTube: MPT TV - Paraíba