MPT entrega EPIs a catadores durante evento do Abril Verde no Cerest de Campina Grande

21/04/2022 – Cinquenta e seis catadoras e catadores de cinco cooperativas foram beneficiados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e atendimentos de saúde preventiva durante evento realizado nesta quarta-feira (20) pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador - Cerest de Campina Grande, em parceria com o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB). O evento foi realizado na sede do Cerest-CG e integra a programação da Campanha Abril Verde 2022, voltada à saúde e segurança no trabalho.

O projeto ‘Pró-Catadores’ recepcionou os participantes com um café da manhã e ofereceu ações de saúde bucal (com escovação, exame para prevenção do câncer bucal, bem como distribuição de escovas e creme dental), vacinação e aferição de pressão arterial. Após passar pelos serviços de saúde, os trabalhadores assistiram às palestras. Durante a manhã, foram ministradas palestras sobre ‘Qualidade de vida no trabalho’, ‘Saúde mental’, ‘Acidentes de Trabalho - Importância da notificação’ e ‘Importância do uso adequado de EPIs’.

O procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida fez a entrega de kits de EPIs, com botas, luvas, máscaras, camisas e bonés. Também foram entregues revistas em quadrinhos do MPT com o tema ‘Catadores e Catadoras’. “Os catadores são trabalhadores que têm uma importância fundamental na sociedade e precisam ser constantemente valorizados, inclusive, no que se refere à saúde e segurança do trabalho e também na implementação de políticas públicas efetivas que lhes garantam um trabalho digno”, ressaltou o procurador.

“Foi um momento importante de sensibilizar toda a categoria sobre a importância da prevenção de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho, visto que a campanha deste ano chama a atenção para a importância da notificação e alerta que todo acidente de trabalho deve ser notificado e que o trabalhador não é invisível”, destacou a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior.

As ações do ‘Pró-Catadores’ também contaram com participação e apoio de estudantes e professores de universidades públicas e particulares de Campina Grande. O Movimento Abril Verde acontece em todo o país e, na Paraíba, tem programação até o final do mês em várias cidades, inclusive no Sertão do Estado.

Este ano, o MPT foca a campanha do Abril Verde na importância de fortalecimento da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) e no combate à subnotificação de acidentes de trabalho e agravos à saúde, trazendo como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”.

 

 

Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612 – 3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir