Outubro Rosa – MPT destina recursos para ONG Mulheres de Peito em Campina Grande

13/10/2022 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) destinou recursos para apoiar projetos desenvolvidos pela Organização Não Governamental Mulheres de Peito. A ONG atua na prevenção e no tratamento do câncer de mama no município de Campina Grande e em outras cidades do interior da Paraíba.

De janeiro a setembro deste ano, a organização atendeu mulheres de mais de 40 municípios paraibanos. A destinação feita pelo MPT-PB vai apoiar as ações permanentes promovidas pela ONG Mulheres de Peito. Entre os exames doados pela ONG no período de janeiro a setembro de 2022, estão 757 mamografias e 97 biópsias.

Para o procurador do Trabalho Marcos Almeida, “é importante apoiar iniciativas relevantes para o bem-estar físico e emocional da população. É uma satisfação apoiar instituições que tanto contribuem para a sociedade”.

O MPT-PB também já destinou recursos para potencializar o trabalho de conscientização e divulgação das campanhas sobre câncer de mama, promovidas pela ONG. Em 2019, foram destinados valores para o projeto “Kombi da Maria”, uma unidade móvel que percorre diversos locais levando ações de prevenção e assistência contra o câncer de mama. Atualmente, a kombi está no município de Sousa, na programação do Outubro Rosa.

“São mais de seis anos ajudando mulheres. Foram mais de 5 mil mulheres beneficiadas na Paraíba e mais de 500 diagnosticadas com câncer de mama”, informou a presidente da Associação Mulheres de Peito, a médica mastologista Cristiane Araújo. “Os recursos destinados pelo MPT ajudarão nas ações de apoio às mulheres durante o ano todo”, acrescentou.

ONG realiza ‘Busca ativa’

A realização da ‘busca-ativa’ é uma das estratégias utilizadas pelas ‘Mulheres de Peito’ para chegar à população. A mastologista Cristiane Araújo afirma que os resultados foram efetivos.

“A gente viu a efetividade da ‘busca ativa’. O que é busca ativa? Buscar a mulher com sintomas. É aquela mulher que está sendo captada pelos médicos da atenção básica. Nós temos um grupo de médicos, enfermeiros, agentes de saúde e de voluntárias que buscam essas mulheres”, informou a médica mastologista Cristiane Araújo.

90 casos este ano

De acordo com a mastologista Cristiane Araújo, somente neste ano de 2022, já foram detectadas 90 mulheres com câncer de mama. “Quando essa mulher é diagnosticada, ela é encaminhada para os hospitais de referência”, informou.

Mascote “Maria”

‘Maria’ é a personagem que inspira o projeto “Mulheres de Peito”. Presente na história em quadrinhos que é distribuída para a população, também é a mascote que ilustra os produtos comercializados pela ONG para a manutenção dos projetos. A instituição possui um site (www.mulheresdepeito.com) e perfis nas redes sociais (@mulheresdepeitocg).

 

Ascom MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir