Mais 145 jovens são formados no Cefec, em Santa Rita, projeto apoiado pelo MPT na Paraíba

07/12/2022 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na manhã desta quarta-feira (7), da formatura de 145 adolescentes e jovens em 11 cursos profissionalizantes voltados para o mercado de trabalho. Os cursos foram ministrados pelo Centro de Formação Educativo Comunitário Irmã Antonietta Defranceso (Cefec), em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. A entidade possui 15 anos de existência e já beneficiou cerca de 15 mil crianças, adolescentes e jovens. Este ano, 70 jovens do Cefec foram encaminhados ao mercado de trabalho para seleção em empresas e 45 foram efetivados em empregos formais.

A procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo representou o MPT-PB na solenidade. “A parceria com o Cefec começou em sua fase embrionária, entre 2006 e 2007. Estabelecemos parcerias, fizemos reversão de recursos para que eles pudessem promover cursos profissionalizantes. Então, é uma entidade que, ao longo dos anos, vem crescendo e mostrando um trabalho super importante para a comunidade, promovendo a profissionalização, a empregabilidade e o empreendedorismo de muitos jovens”, ressaltou a procuradora, que é coordenadora Regional da Coordinfância/MPT (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e ao Adolescente).

“O MPT acredita muito no trabalho do Cefec, na sua orquestra que sempre nos presenteia com belíssimas apresentações. O perfil da entidade é um perfil prioritário para o MPT porque promove cursos profissionalizantes, sempre atenta às demandas do mercado. Daí a importância e a preocupação com a empregabilidade, pois não adianta apenas formar o jovem. Há números de vários jovens que estão no mercado de trabalho, com vínculo empregatício, jovens da orquestra que hoje são instrutores musicais em outras instituições, jovens empreendedores. Então, temos vários exemplos de egressos do Cefec que estão no mercado trabalho”, discorreu a procuradora.

“Existem muitas empresas que buscam no Cefec jovens capacitados. Esses jovens não são só qualificados tecnicamente, mas principalmente espiritualmente, são jovens que vão motivados para a empresa. São jovens com a saúde mental trabalhada. O Cefec se importa com todos os aspectos, do ponto de vista técnico e humano”, concluiu Edlene, parabenizando todos os jovens que receberam hoje o seu certificado de conclusão.

Cefec: 70 jovens encaminhados ao mercado de trabalho

Durante a solenidade de formatura, realizada na Quadra de Esportes do Cefec, foram apresentados resultados do trabalho desenvolvido este ano. Além do MPT, participaram do evento representantes de outras entidades parceiras e dirigentes da instituição, entre eles, a gestora do Cefec, Maria Bengozi.

“Tivemos um ano promissor no Programa de Educação e Qualificação Profissional. As metas traçadas foram alcançadas e conseguimos resultados mais que satisfatórios com o programa de empregabilidade. Este projeto faz parte da qualificação profissional, no qual empresas parceiras tem o Cefec como centro de referência profissional. Este ano, encaminhamos 70 jovens para processo seletivo e 45 permaneceram trabalhando em empregos formais”, informou a coordenadora de Qualificação Profissional do Cefec, Rejania Paiva Macedo.

“Podemos destacar também algumas ações da instituição: Evento Mobilizadores de Futuros, que apresentamos o trabalho desenvolvido pela instituição para uma plateia de 300 empresários. Iniciamos parceria com o Senai, estamos finalizando a instalação de uma usina de energia solar promovida por um projeto apresentado ao MPT, a qual, possibilitará ao público atendido o conhecimento e contato com as energias renováveis, além de tantas outras ações que favoreceram o trabalho desenvolvido pela instituição”, acrescentou.

Novos cursos para 2023

“Para 2023, já estamos planejando a continuidade do programa com a inserção de novos cursos na área de tecnologia. Mantemos um diálogo constante com os empregadores para oferecer o que o mercado demanda. Assim, estamos trazendo para os adolescente e jovens atendidos pelo Cefec oportunidades do primeiro emprego e mudança de realidade”, concluiu Rejania Paiva.

Os 145 adolescentes e jovens receberam certificados de conclusão em 11 cursos:

- Operador de Caixa

- Informática básica e ferramentas Google

- Marcenaria

- Montador e instalador de móveis

- Artesanato

- Corte e costura

- Costura industrial

- Música

- Embelezamento

- Confeitaria

- Noções básicas do programa: PROMOB

Sobre o Cefec

O Cefec atua na comunidade Marcos Moura, em Santa Rita, município da Região Metropolitana de João Pessoa. Ao longo de 15 anos, o projeto apoiado pelo MPT-PB já beneficiou mais de 5 mil crianças e adolescentes no Programa de Educação no Contraturno Escolar e outros 10 mil jovens em cursos de qualificação profissional, totalizando cerca de 15 mil beneficiados.

O Cefec atende crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, a maioria da comunidade Marcos Moura, em Santa Rita. A localidade enfrenta problemas como o tráfico de drogas, a exploração do trabalho infantil e a falta de infraestrutura. O Cefec oferece oportunidades, atividades de educação e cursos profissionalizantes a adolescentes e jovens de baixa renda, além de encaminhá-los para programas e empresas que buscam mão de obra qualificada.

O Cefec oferece diversos cursos gratuitos, além de possuir uma Orquestra, que tem revelado muitos talentos e transformado a vida de jovens por meio da música.

 

Ascom MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir