MPT participa da solenidade de posse da nova presidência do TRT da Paraíba
10/01/2023 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na manhã desta segunda-feira (9), da Solenidade de Posse do desembargador Thiago de Oliveira Andrade na presidência do Tribunal Regional do Trabalhoda 13ª Região (TRT-13). A procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho, participou da solenidade juntamente com outros membros da instituição e fez parte da mesa.
A solenidade ocorreu no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa. Na ocasião, também foi empossada a desembargadora Margarida Alves de Araújo Silva, no cargo de vice-presidente e corregedora. A nova mesa diretora do TRT-13 vai atuar no biênio 2023/2024.
“Democracias se pautam pela crença e pela certeza em suas instituições. Dentre as certezas, uma delas hoje se confirma: a renovação da Corte, trajetória natural que ocorre quando o TRT da Paraíba se reúne para receber o seu mais novo presidente e sua nova vice-presidente e corregedora. O Judiciário e o Ministério Público são instituições essenciais para o enfrentamento dos desafios do Século 21. Criatividade será exigida. Soluções ágeis e inovadoras que tenham significado para a população são urgentes. A restauração do tecido social rompido por polarizações passa a ser uma necessidade premente. Serenidade e diálogo farão a diferença para a nova gestão do do TRT-13. É nesse espírito que o MPT na Paraíba se coloca à disposição dos novos dirigentes da Corte, como parceiro da sociedade, para que juntos possamos desempenhar o papel de atores sociais relevantes", ressaltou a procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho.
O desembargador Thiago de Andrade frisou que o lema da gestão será “De portas abertas, inclusão e diversidade”, compreendendo que o poder judiciário não pode se distanciar da realidade social. “O papel do TRT-13 como Tribunal da Justiça Social na Paraíba deve ser de protagonista no fomento a construção de políticas públicas sociais que visem à empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres, negros, pessoas com deficiência e pessoas trans, entre outros grupos minoritários. É importante trazer esse público para dentro do Tribunal e, também, sair, ou seja, fazer ações em comunidades e quilombos, por exemplo. Devemos nos aproximar mais da sociedade e ampliar as parcerias na busca de medidas para a população mais vulnerável”, pontuou.
Atual Gestão
Também integram a atual gestão do TRT-13 a desembargadora Herminegilda Leite Machado no cargo de diretora da Escola Judicial e de Ouvidora da Mulher; o desembargador Eduardo Sérgio de Almeida, como Ouvidor; o desembargador Paulo Maia Filho, como presidente da Primeira Turma; e o desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, ocupando o cargo de presidente da Segunda Turma.
Orquestra de Projeto Social
A orquestra do Centro de Formação Educativo Comunitário - CEFEC fez a abertura da solenidade, executando o Hino Nacional, e encerrou o evento com músicas nordestinas. A instituição social, que é parceira do MPT há vários anos, atua na socioeducação de crianças e adolescentes da periferia do município de Santa Rita, na Região Metropolitana.
Ascom MPT-PB com informações da Assessoria do TRT-13
Fotografias: Assessoria TRT-13 e Rejânia Paiva (fotos da orquestra)