MPT na Escola : Regulamento estadual é divulgado e capacitações já tiveram início

31/01/2023 - O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), iniciou nesta segunda-feira (30) o Ciclo de Capacitações Regionais do projeto ‘MPT na Escola – 2023’. No total, 11 municípios de várias regiões do Estado serão contemplados: João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Mamanguape, Guarabira, Sapé, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

 

Campina Grande foi o primeiro município a receber a capacitação. O encontro aconteceu nesta segunda (30), no Anexo da Secretaria de Educação e contou com a participação de gestores e educadores da rede municipal de ensino. Quem também participou foi a estudante Cláudia de Farias. Ela ficou em primeiro lugar na categoria Música – grupo 1, na edição do ‘Prêmio MPT na Escola’ 2022 com a canção “Vamos Estudar”.

As capacitações serão ministradas pela procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora Regional da Coordinfância/MPT, e têm como objetivo discutir temas relacionados ao trabalho infantil (causas, consequências, piores formas etc.) e à aprendizagem profissional.

"Demos início a mais uma edição do projeto MPT na Escola e as expectativas para a edição de 2023 é de que os professores, coordenadores, estudantes e todos os envolvidos fiquem cada vez mais empoderados de conhecimentos sobre os prejuízos do trabalho infantil, assim conscientizando a sociedade civil sobre esses prejuízos e sobre a proteção do jovem aprendiz” afirmou a procuradora do Trabalho Edlene Lins.

 

Regulamento MPT na Escola 2023

 

Já está disponível o Regulamento Regional MPT na Escola- 2023. Com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, a iniciativa premia os melhores trabalhos escolhidos em quatro categorias : conto, poesia, música e desenho.

 

O prêmio será dividido em dois grupos: Grupo 1, destinado a estudantes de 4º e 5º ano do ensino fundamental e Grupo 2, voltado para estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental.

 

De acordo com o edital,os trabalhos inscritos no Prêmio MPT na Escola 2023 devem abordar obrigatoriamente os seguintes temas, conforme o seu respectivo grupo, sob pena de eliminação do certame: GRUPO 1: Trabalho infantil; GRUPO 2: Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional”.

 

O prazo limite para a inscrição dos trabalhos na etapa estadual é dia 04 de agosto de 2023. As regras sobre inscrição, seleção e avaliação constam no Regulamento.

 

Reunião com representantes dos municípios

 

A procuradora do Trabalho Edlene Lins, se reuniu com representantes dos municípios envolvidos no projeto, na última quarta-feira(25).Ela contou a experiência do ‘MPT na Escola’ em anos anteriores, falou sobre as alterações no regulamento e apresentou o cronograma de execução.

 

“Como estamos trabalhando com os mesmos municípios da edição de 2022, pretendemos aprofundar cada vez mais os debates. A nossa intenção é, principalmente, mudar paradigmas e tentar desnaturalizar essas práticas. Todos estamos otimistas e esperamos ter mais alunos finalistas e premiados na etapa nacional em 2023. Foi uma reunião muito produtiva, a receptividade do projeto está ótima, sentimos o engajamento dos secretários de educação" concluiu a procuradora do Trabalho e coordenadora Regional do ‘MPT na Escola’ Edlene Lins.

 

 

Ascom MPT

 

 

 

Imprimir