MPT participa de lançamento do programa de formação de lideranças femininas do TRT-13

07/03/2023 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na manhã dessa segunda-feira (6), do lançamento do ‘Empodera TRT-13’, o programa de formação de lideranças femininas do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região. A vice-procuradora-chefe do MPT-PB, Marcela Asfóra, participou do evento representando a Instituição.

A solenidade ocorreu no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, na Capital, e contou com a presença da presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que participou de forma telepresencial.

“A igualdade da mulher no âmbito das relações de trabalho é busca constante do MPT, seja através da atuação nos inquéritos civis e ações civis públicas, seja através dos projetos voltados à inclusão e permanência da mulher no mundo do trabalho”, afirmou a procuradora do Trabalho Marcela Asfóra.

“A ideia é incluir o Tribunal nessa luta pelos direitos humanos e pela luta da inclusão feminina no mercado de trabalho. O tribunal atingiu quase 36% na igualdade de gênero. O lançamento do ‘Empodera’ vai fomentar esse crescimento anual ao longo das gestões. Há um aspecto interno, que é o processo de formação de lideranças no Tribunal, mas também o aspecto social, esse aspecto externo”, afirmou o desembargador Thiago Andrade, presidente do TRT-13.

“Minhas avós me ensinaram coragem. Duas senhoras semianalfabetas e preocupadas com a educação, porque educar liberta. Minha avó falava: ‘Você quer ser livre, estude!’”, ressaltou a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, reforçando a importância da educação para o empoderamento feminino.

O evento contou ainda com uma roda de conversa com o tema “A mulher na contemporaneidade: qual o meu lugar?” e encerrou com uma apresentação cultural do grupo cultural ‘As Calungas’.

 

O projeto

O ‘Empodera TRT-13’ tem o objetivo de buscar a igualdade de gênero nos cargos de gestão e assessoramento do Tribunal e de fomentar políticas de estímulo à liderança para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa tem o intuito de promover ações mobilizadoras voltadas ao público externo feminino, a exemplo de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais.

Ascom MPT-PB com informações da Ascom TRT-13.

Imprimir