Serviços e entrega de EPIs para coveiros e catadores de Campina Grande e sete cidades marcam última semana do Abril Verde em ações do Cerest-CG com apoio do MPT

29/04/2023 – Uma série de serviços gratuitos e a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para coveiros e catadores de Campina Grande e sete municípios da região marcaram esta última semana da Campanha Abril Verde, com ações organizadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-CG), com apoio do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB).

Na última segunda-feira (24), o MPT participou do evento “Sepulta-Dor”, no Cine Municipal de Campina Grande, um encontro voltado para a saúde e segurança do trabalho com os profissionais dos cemitérios públicos do município de Campina Grande, com vários serviços de saúde, integração, roda de conversa. O procurador do Trabalho Raulino Maracajá, coordenador Regional da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho), participou do evento e da entrega de camisas com a hashtag #ChegaDeAcidentesDeTrabalho e de Ecobags da Campanha Abril Verde.

Na terça-feira (25), a ação do projeto “Sepulta-Dor” seguiu beneficiando mais profissionais dos cemitérios em Campina Grande. “Ao todo, foram beneficiados 80 trabalhadores dos cemitérios, 40 na ação da segunda e 40 na terça-feira. Houve vacinação, café da manhã, entrega de EPIs, saúde bucal, acupuntura. Teve roda de conversa sobre saúde mental com o psicólogo do Cerest. O trabalho foi feito com os trabalhadores de nove cemitérios públicos de Campina”, informou a coordenadora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior, destacando que a ação foi desenvolvida em conjunto com o SESMT-CG, Sesuma, UEPB, Grupo Digna, Facisa, Cerast e a parceria do MPT.

MPT destina EPIs para catadores de Campina e sete cidades da região

Na quarta-feira (26), foram realizadas ações voltadas a catadores de materiais recicláveis, dentro do projeto “Pro-Catadores”. Houve a distribuição de EPIs – fruto de destinação do MPT – com catadores de Campina Grande e de mais sete cidades (Alagoa Nova, Areia, Esperança, Juazeirinho, Lagoa Seca, Monteiro e Queimadas). A ação foi realizada pelo Cerest-CG, em parceria com o MPT e outras instituições, em alusão ao Abril Verde, e aconteceu no Clube da Bolsa. Estiveram presentes no evento cinco cooperativas de Campina Grande e representações de seis municípios da 2ª macrorregião de saúde.

No evento, foram ofertados serviços de vacinação, corte de cabelo e sobrancelhas, exames bucais, terapias alternativas (auriculoterapia e ventosas), e a entrega dos EPIs para os catadores.

Essa ação, organizada pelo Cerest de Campina Grande, reforça a necessidade de se preservar a saúde e segurança dessa categoria de trabalhadores que, muitas vezes, é esquecida. E não deveria, pois o catador de materiais recicláveis deve ter preservada a saúde, a segurança e a vida”, ressaltou o procurador do Trabalho Marcos Almeida, que participou do 3º evento Pro-Catadores no Clube da Bolsa.

Na quinta-feira (27), o Cerest de Campina Grande participou de ações do Abril Verde nos municípios de Puxinanã, Areia e Montadas, com apoio do MPT. Em Puxinanã, houve uma palestra sobre a Prevenção de Acidentes de Trabalho, realizado na Câmara Municipal da cidade. Já em Areia, o Cerest-CG participou do encerramento do Abril Verde com a presença da rede de atenção à saúde, Secretaria de Saúde e as RT's do município. Em Montadas, o Cerest-CG falou sobre a importância das ações de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Nessa sexta-feira (28), Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, o Cerest-CG participou do encerramento da SIPAT no município de Sumé, no Cariri paraibano, realizando palestra sobre ergonomia e segurança no trabalho.

 

Ascom MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3100 / 3119

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir