MPT-PB capacita gestores de Campina Grande para o projeto ‘Educar para não Resgatar’

08/06/2023 Estimular o diálogo sobre prevenção e combate aotráfico de pessoas para fins de trabalho escravo. Com esse objetivo, o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) realizou uma capacitação do projeto ‘Educar para não Resgatar’ para gestores de unidades educacionais do município de Campina Grande.

A capacitação aconteceu no último dia 25, no auditório da Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande (PTM-CG) e foi ministrada pela vice-procuradora-chefe do MPT-PB, Marcela Asfóra, idealizadora do projeto ‘Educar para não Resgatar’. Participaram cerca de 20 gestores de unidades educacionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Protar.

“O que nós precisamos realmente é que as pessoas saibam o que significa uma situação de trabalho escravo, para que não sejam vítimas. Quando temos informação e sabemos o que está acontecendo, temos a consciência de que trabalho escravo não é só irregular, é também um crime”, destacou a procuradora do Trabalho Marcela Asfóra, coordenadora Regional da Conaete/MPT (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas).

Projeto

O projeto ‘Educar para não Resgatar’ foi lançado pelo MPT-PB em julho de 2022 e visa a prevenção e o combate ao tráfico de pessoas para fins de trabalho escravo. A proposta de incluir o tema na educação está sendo desenvolvida, de forma pioneira, nos municípios paraibanos de Picuí e Campina Grande.

Campina Grande

Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado entre o MPT-PB e o município de Campina Grande para o desenvolvimento do “Educar para não Resgatar”, em escolas municipais. O projeto prevê a produção de trabalhos artísticos e culturais em várias categorias ou modalidades, a realização de eventos em escolas e premiação para os estudantes.

DENUNCIE!

Denúncias de trabalho análogo ao de escravo podem ser feitas no site do MPT na Paraíba (www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias), pelo portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br), pelo aplicativo MPT Pardal e pelo Disque 100.

 

Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir