MPT participa de ação de combate ao trabalho infantil no Parque do Povo, em Campina Grande

30/06/2023 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na noite dessa quinta-feira (29/06), da Ação Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil no São João de Campina Grande. A ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), teve a participação do procurador do Trabalho Raulino Maracajá. Com leques e outros materiais, a equipe percorreu barracas, ilhas do forró e a área do Parque do Povo, “Quartel General do Forró” onde, nesse período, concentra milhares de turistas.

A campanha deste ano traz a mensagem: “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega Junto para acabar com o trabalho infantil”. E reforça o slogan: #ChegaDeTrabalhoInfantil!

Além de Campina Grande, pelo menos outras oito cidades realizaram ações da campanha durante os festejos juninos nos municípios: Lagoa Seca, Patos, Sousa, Picuí, Sumé, João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita.

A Campanha é realizada pelo MPT, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Na Paraíba, a ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Secretaria de Assistência Social (SEMAS), do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-PB), do Cerest-CG e outras prefeituras municipais, que atuaram com ações de prevenção e combate durante os festejos juninos no Estado.

A campanha busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade da ampliação de políticas públicas para redução da pobreza e da vulnerabilidade socioeconômica das famílias, com o objetivo de reduzir as principais causas que levam crianças e adolescentes ao trabalho precoce.

“A ideia da campanha é, mais uma vez, sensibilizar, mobilizar toda a sociedade, entidades da rede de proteção, gestores e órgãos públicos, para que tomem consciência da exploração precoce do trabalho e assumam sua responsabilidade no combate. Lembramos que o São João termina, mas o combate à exploração do trabalho infantil deve ser uma luta diária de toda a sociedade”, ressaltou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, vice-coordenador Regional da Coordinfância/MPT.

 

DENUNCIE - Exploração do Trabalho Infantil

- Disque 100

- Site do MPT (www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias)

- Aplicativo MPT Pardal

 

Ascom/MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100

Instagram: @mptparaiba

Facebook: @mptpb

Imprimir