Águas do São Francisco na Paraíba - MPT acompanha obras da Transposição
Os procuradores do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), Marcela Asfóra e Raulino Maracajá, participaram de uma reunião com o Ministério Público Federal (MPF/PB) e representantes do Ministério da Integração Nacional, na tarde da última quarta-feira, em Monteiro, no Cariri paraibano, para discutir Termo de Ajuste de Conduta (TAC) sobre segurança nas obras da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba.
A reunirão aconteceu na sede da Justiça Federal em Monteiro, com a participação também de representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB); Secretaria Estadual de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia;
Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa); Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e Cagepa.
De acordo com a procuradora do Trabalho Marcela Asfóra, o principal objetivo da reunião é buscar soluções, em conjunto, para que as águas do São Francisco passem com segurança pelo Sertão e Cariri da Paraíba. Integrados, os órgãos querem encontrar solução para que o deslocamento das águas até o açude Epitácio Pessoa (em Boqueirão), pelo Rio Paraíba, seja feito com segurança e qualidade.
Após a reunião, representantes dos órgãos foram acompanhar a chegada das águas do São Francisco à Paraíba. Elas chegaram em Monteiro por volta das 17h30 da última quarta-feira e o momento histórico foi registrado em fotos pelos procuradores.
CONTATOS:
Henriqueta Santiago – Jornalista
Giovana Ferreira - Estagiária
(83) 3612 – 3119 – Ascom / MPT