MPT promove exposição fotográfica “Trabalhadores”, em João Pessoa

 

Na última terça-feira (25/4), o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) abriu oficialmente a exposição fotográfica “Trabalhadores”. A mostra está sendo realizada em vários Estados do País em alusão ao Movimento Abril Verde e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância de medidas preventivas que garantam a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

 

 

A abertura aconteceu no final da tarde, na sede do MPT, no Centro da Capital, onde ficará exposta até o dia 12 de maio. Após esse período, percorrerá várias cidades da Paraíba. As fotografias estão expostas no Hall de entrada do edifício sede do MPT-PB.

 

O procurador chefe do MPT-PB, Paulo Germano, fez o discurso de abertura e destacou a importância de ações que abordem os dilemas trabalhistas pelo viés artístico. “Uma fotografia fala mais do que mil palavras. A intenção dessa exposição é mostrar para a sociedade o que esses trabalhadores sofrem, sobretudo os menos qualificados. É um quadro de clamor social, uma tragédia social que faz com que trabalhadores percam a vida todos os anos nesse País, por causas que podem ser evitadas”, afirmou.

 

O presidente do Sintest-PB e idealizador do movimento Abril Verde na Paraíba, Nivaldo Barbosa, destacou a grande mobilização de diversas entidades, sindicatos, associações, empresas, universidades e sociedade. “A Paraíba já tem o ‘Maior São João do Mundo’ e agora também passa a ter a maior o ‘Maior Abril Verde do Mundo’, com programação e atividades os 30 dias do mês. E o MPT foi fundamental para o sucesso do movimento”, destacou.

 

“Imagens vivas”

 

“Essas imagens pulsam, transmitem vida, mas também a certeza de que ainda se tem muito a ser feito pelo trabalhador no País”, afirmou a procuradora do Trabalho Marcela Asfóra. Ela disse que a exposição será itinerante.

 

“Vai percorrer diversos órgãos no Estado, para conscientizar a sociedade sobre a importância de um meio ambiente de trabalho seguro. Em junho, ela estará aberta em Campina Grande, durante o ‘Maior São João do Mundo’”, informou Marcela Asfóra, uma das coordenadoras do Movimento Abril Verde na Paraíba.

 

A procuradora do Trabalho Myllena Alencar – que também é uma das organizadoras do evento – prestigiou a exposição e destacou que o movimento já se consolidou no calendário do Estado como uma importante iniciativa para alertar toda a sociedade para a prevenção à vida.

 

Servidores, procuradores e autoridades de diversos órgãos prestigiaram o evento, ressaltando a sensibilidade das obras, em retratar a realidade de trabalhadores, como a procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo e o procurador Eduardo Varandas.

 

Também estiveram presentes a juíza do Trabalho Mirela Cahú, representando o Presidente do TRT-PB; o desembargador do TRT-PB Thiago Andrade; a representante do governador do Estado, Ana Cláudia Nóbrega; o superintendente do Ministério do Trabalho na Paraíba Abílio Sérgio; o procurador-chefe do MPF-PB Rodolfo Alves; o vereador Marcos Rodrigues; a diretora-geral do Cerest, Celeida Barros; o vice-coordenador do Sinduscon-PB, Daniel Pedro, além da diretora da Estação Ciência Mariane Goes, parceira na montagem da exposição.

 

Sobre a exposição

 

A exposição apresenta as condições de trabalho em segmentos com grande incidência de irregularidades relativas ao meio ambiente laboral. São fotografias sobre a colheita de cana-de-açúcar, o setor frigorífico, a construção civil, o uso de amianto, a realidade dos vaqueiros nordestinos e o trabalho na indústria do gesso.

 

As obras, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, foram extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo MPT.

 

A exposição é realizada, simultaneamente, nas 24 Procuradorias-Regionais do Trabalho e na Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em Brasília.

 

Números

 

O Brasil registra uma média superior a 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por período superior a 15 dias.

 

 

SERVIÇO:

 

Exposição fotográfica “Trabalhadores”

 

Local: Sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba – MPT-PB.

 

Endereço: Av. Almirante Barroso, 234 – Centro – João Pessoa-PB.

 

Período: De 25 de abril (terça-feira) a 12 de maio (Sexta-feira).

 

Hora: Das 8h às 16h30.

 

Informações: (83) 3612 – 3119 – Ascom / MPT.

 

 

CONTATOS:

 

Henriqueta Santiago – Jornalista

 

Giovana Ferreira – Estagiária­

 

(83) 3612 – 3119 – Ascom / MPT

 

Imprimir