Após projeto do MPT, 36 jovens se formam em curso de capacitação e oito ganham liberdade em Campina Grande
Em Campina Grande, 36 jovens do Lar do Garoto concluíram mais uma etapa em direção a um futuro melhor e ao mercado de trabalho. No último dia 6 de abril, eles se formaram no curso de “Confeiteiro de Doces e Salgados” oferecido pelo Senai e receberam os seus certificados em cerimônia na instituição.
Com o término das aulas e após avaliações socioeducacionais, oito jovens foram considerados aptos a voltar ao convívio social.
José, 20 anos, foi um deles. No dia da formatura, discursou como orador da turma. Ele agradeceu aos órgãos envolvidos e refletiu sobre a importância dessa iniciativa na vida dele e dos colegas. “Esse curso foi como uma chave, abriu uma porta e deu um empurrão em mim para seguir adiante depois que eu sair daqui”, revelou.
O curso começou em 30 de janeiro e se encerrou em 14 de fevereiro. Durante este período, os meninos aprenderam diversos pratos e técnicas, como a preparação de empadas, croissants, pastéis, coxinhas, dentre outros.
Entusiasmo
Lucas, 19 anos, está no Lar do Garoto há 1 ano e 4 meses. Ao comentar sua impressão sobre o curso, ele disse: “Foi uma experiência nova, nunca imaginava fazer um curso desse e ainda mais no local em que eu estou. Foi muito bom!”. Ele acrescentou que os aprendizados lhe ajudarão: “A família da minha noiva trabalha com encomenda de salgados, então vou poder ajudar”, comemora.
Crescimento
O diretor do Complexo do Lar do Garoto, Lúcio Ávila, destacou a evolução dos jovens: “Às vezes, esses meninos não têm oportunidades na vida, e agora com os cursos, estamos vendo um crescimento muito grande. Os profissionais se dedicam bastante e os adolescentes sentem isso”, acrescentou.
Sobre o projeto
A mediação da parceria entre o Senai e a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac) foi feita pelo MPT em Campina Grande, por meio do procurador do Trabalho Raulino Maracajá.
A iniciativa faz parte do projeto “Aprendizagem no Sistema Socioeducativo”, desenvolvido pelo órgão e tem como objetivo fornecer cursos de aprendizagem a jovens em situação de vulnerabilidade e conflito com a lei. “A realização desses cursos serve como uma segunda chance para esses meninos, para que eles não retornem ao sistema socioeducativo”, observou o procurador.
Curso de produção de calçados
O Curso de Confeiteiro foi o primeiro dos cinco que serão ofertados ainda este ano.
As aulas do 2º curso ofertado pelo Senai – o de Montador de Calçados – começaram no dia 6 de abril e se encerram no dia 11 deste mês. Assim como no Curso de Confeiteiro, a turma possui 36 alunos, que aprenderão a manusear ferramentas e máquinas para a produção de calçados.
“Durante as aulas, é possível perceber o estímulo dos adolescentes no processo de ensino e aprendizagem, bem como a perspectiva de novos horizontes ao sair daqui do Lar do Garoto”, expressou a pedagoga Luzivone Lopes.
“Queremos aperfeiçoar essa qualificação para que esses meninos sejam inseridos no mercado e possam usar o que aprenderam para toda a vida”, planeja o procurador Raulino Maracajá.
Exposição
A intenção dos professores, da pedagoga e equipe de apoio é realizar uma exposição, no último dia de aula, com todos os calçados que forem produzidos ao longo do curso. O evento interno seria para os profissionais e os adolescentes, como forma de mostrarem a todos os outros colegas e apoiadores as suas produções.
CONTATOS:
Henriqueta Santiago – Jornalista
Giovana Ferreira - Estagiária
(83) 3612 – 3119 – Ascom / MPT