12 de Junho - MPT abre exposição ‘Não Cale’ no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
A mostra será aberta às 10h da próxima segunda-feira, 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A exposição faz uma reflexão sobre a exploração da mão de obra infantil, que afeta milhares de crianças e adolescentes em todo o País.
Ela ficará aberta até o dia 30 de junho, no Manaíra Shopping (2º Piso, Espaço Gourmet - em frente à Steak House). A mostra faz parte de uma campanha, intitulada “Trabalho infantil: Se você cala, ele não para”, que o procurador do Trabalho Eduardo Varandas idealizou junto com o publicitário Flávio Jatobá, da Agência Um. Ele faleceu em março deste ano. A ideia é levar a exposição para todo o Brasil.
Na abertura, será feira uma homenagem a Jatobá. Ele foi o diretor de arte, designer e ilustrador que deu vida às obras. Flávio Jatobá se dizia um apaixonado por tudo que é imagem, cor e som. Curioso, tinha os olhos voltados para o que é diferente, desafiador e simples.Simples como olhar a necessidade de cuidar melhor das nossas crianças.
Além de imagens e peças expostas, a mostra também conta com objetos usados por crianças no trabalho, como pedra, carvão, sabão e cana-de-açúcar. Para Varandas, a ação visa conscientizar e convocar as pessoas para assumir o papel de proteger esses jovens por meio da denúncia.
“A exploração da mão de obra infantil é grave, lesiva e pode levar ao uso de drogas e à criminalidade. Toda criança precisa ter acesso à infância”, declara o procurador do Trabalho Eduardo Varandas.
A exposição artística é uma parceria do MPT-PB com a Casa Pequeno Davi e a Agência Um.
CONTATOS:
Henriqueta Santiago – Jornalista
Giovana Ferreira - Estagiária
(83) 3612 – 3119 – Ascom / MPT