MPT/PB no 19º CONEST Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho
“Segurança do trabalho a serviço da sociedade”. Este é o tema do 19º Conest (Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho), que será realizado de 20 a 22 deste mês, no auditório do Sebrae, em João Pessoa.
Vários temas serão debatidos durante o evento, em palestras, painéis e cursos: Reforma trabalhista, terceirização, acidentes de trabalho e boas práticas na área de engenharia de segurança do trabalho.
Acidente de trabalho é um tema recorrente no dia a dia do MPT. Dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança, do Ministério Público do Trabalho e da OIT mostram que a Paraíba tem um acidente de trabalho a cada três horas. A ferramenta revela ainda que há uma morte a cada 18 dias no Estado. “O MPT tem uma atuação muito incisiva nas questões relacionadas ao meio ambiente de trabalho, tendo em vista que busca garantir a saúde e segurança do trabalhador”, ressaltou a procuradora do Trabalho Marcela Asfóra, que atua na Codemat (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho), juntamente com a procuradora Myllena Alencar.
O procurador do Trabalho Eduardo Varandas vai proferir a palestra magna do evento, às 19h do dia 20 de setembro, com o tema “Segurança do Trabalho a serviço da sociedade”.
O objetivo do congresso, segundo a engenheira de segurança do Trabalho e integrante da comissão organizadora, Aparecida Estrela, é promover o debate entre engenheiros de segurança do trabalho de todo o país sobre os principais problemas que afetam a área, visando avanços nas melhorias das condições de trabalho e eficácia na gestão dessa área.