COM APOIO DO MPT - Projeto ‘Tamanquinhos das Artes’ inscreve crianças para quatro cursos gratuitos em Campina Grande

05/03/2018 - O projeto “Tamanquinhos das Artes” – apoiado pelo Ministério Público do Trabalho em Campina Grande – está selecionando crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos para quatro cursos gratuitos. As vagas são referentes aos cursos de dança, violino, flauta doce e artes plásticas.

Os interessados devem ir, acompanhados do responsável legal, à sede do projeto, no prédio da Capela Santa Madalena, que fica próximo à Feira Central de Campina Grande. Além de cópia da Certidão de Nascimento e comprovante de matrícula em uma escola, os dados do responsável também serão requisitados. As matrículas poderão ser realizadas até o final deste mês de março, pela manhã, das 7h às 11h e, à tarde, das 13h às 16h30.

90 crianças beneficiadas

O “Tamanquinhos das Artes” foi criado há quase dois anos, com uma proposta educativa: crianças em situação de trabalho infantil ou vulnerabilidade social são resgatadas das ruas e educadas por meio das artes. De acordo com Adriana Moura, coordenadora administrativa do projeto, atualmente, 90 crianças são beneficiadas pelo “Tamanquinhos”. Muitas delas trocaram as ruas onde trabalhavam pelas apresentações de música, dança e teatro, aprendendo a fazer também brinquedos com materiais reciclados, criar peças em argila. No projeto, segundo Adriana, muitas crianças passaram a ser aplaudidas como verdadeiros artistas.

Longe do trabalho infantil

Segundo o procurador do Trabalho em Campina Grande, Raulino Maracajá, a ideia nasceu em razão da grande demanda de crianças e adolescentes na Feira Central de Campina Grande. O objetivo do projeto, de acordo com ele, é tirá-las da situação de risco e inseri-las em algum tipo de atividade. “É uma forma de erradicar ou, pelo menos, diminuir, em determinado local da cidade, o trabalho infantil”, explicou.

Foi a parceira com o Solidarium (Instituto de Arte, Cultura e Cidadania) que envolveu a arte na iniciativa. “Muitos já tocam instrumentos difíceis como o violino. As apresentações dessas crianças são espetaculares”, enfatizou o procurador.

Fardamentos, aulas, passeios e lanches são alguns dos benefícios para os pequenos. A cada dois ou três meses, a equipe do projeto também reúne as famílias para que haja comprometimento por parte dos pais ou responsáveis. Nesses encontros, são distribuídas, ainda, cestas básicas, como forma de incentivo às famílias.

Fonte: Ascom / MPT-PB

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

 

Facebook: @mptpb

Imprimir