Taxa de acidentes de trabalho é 34% maior na área de saúde

09/03/2018 - Um estudo feito pela União Europeia apontou que a taxa de acidentes de trabalho na área de saúde é 34% maior do que em outros setores. O dado foi apresentado durante o seminário “Saúde na Saúde”, realizado na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília, no último dia 28.

O objetivo é orientar profissionais que atuam na área sobre os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em hospitais. O evento foi realizado pelo MPT em parceria com a OIT.

O coordenador nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap), Cláudio Gadelha, ressaltou a importância do evento para mostrar o outro lado do “caos” na saúde pública: o dos profissionais que atuam na área. “Muitos se esquecem de enfatizar a situação precária e de exposição a altos riscos desses trabalhadores, em especial nas unidades públicas de saúde. O projeto ‘Saúde na Saúde’ faz um contraponto a essa realidade”.

PGT: Subnotificação chega a 90%

Para o procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, é preciso reduzir o número de subnotificações de acidentes de trabalho. Segundo ele, o índice de ocorrências não comunicadas no País chega a 90%, o que requer mais ações de conscientização e treinamento de trabalhadores em unidades hospitalares.

Vídeo

No evento, foi exibido o teaser de uma série de 10 vídeos sobre o tema, para alertar profissionais sobre os riscos presentes na rotina hospitalar.

Fonte: Ascom / MPT-PB

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

 

Facebook: @mptpb

Imprimir