MPT confirma ações de prevenção a acidentes e doenças do trabalho em João Pessoa, Campina e mais 11 cidades da PB

16/03/2018 – Palestras, cursos, treinamentos, visitas a canteiros de obras, exposição fotográfica, lançamento de livro, lançamento de cordel e caminhada estão entre as atividades já confirmadas em 13 municípios do Estado para o ‘Abril Verde’, campanha nacional de prevenção e combate a acidentes de trabalho e doenças laborais.

Além de João Pessoa e Campina Grande, já foram confirmadas ações da campanha nas cidades de Santa Rita, Guarabira, Rio Tinto, Mamanguape e Itapororoca, Alagoa Nova, Lagoa Seca, Monteiro, Patos, Sousa e Barra de São Miguel.

Para definir a programação do Abril Verde no Estado, uma reunião foi realizada na última segunda-feira (12), na sede do Ministério Público do Trabalho, na Capital, com os procuradores Raulino Maracajá e Marcela Asfóra, além de representantes de diversos órgaos parceiros, entre eles, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Ribamar Gomes e Aparecida Estrela, uma das idealizadoras do movimento na Paraíba.

João Pessoa: abertura no TCE

Em João Pessoa, a abertura oficial do evento acontecerá no próximo dia 3 de abril, às 18h, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado, com uma palestra de René Mendes e o lançamento do livro “Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador: Conceitos, definições, história, cultura”.

Campina: Sessão na Câmara e sanção de lei municipal

Já em Campina Grande, a programação começa na manhã do dia 3, com uma sessão especial na Câmara de Vereadores e a sanção de lei municipal que instituirá a campanha Abril Verde de prevenção a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no âmbito do município e dará outras providências.

Cordel - Segundo o procurador Raulino Maracajá, um novo cordel será lançado em parceria com o Cerest-CG sobre acidentes de trabalho de trajeto, de autoria do poeta Rui Vieira, o mesmo autor das ‘NRs em Cordel’.

A iniciativa Abril Verde é uma articulação nacional que busca a conscientização de trabalhadores, empregadores e da sociedade em geral para a melhoria das condições de trabalho e saúde do trabalhador.

As ações do projeto são desenvolvidas em parceria com vários órgãos, entre eles o Ministério do Trabalho, AEST, ANEST, CREA-PB, TRT-13, AMATRA, TCE, Cerest Regional João Pessoa e Cerest Regional Campina Grande, Samu, Senai, UFPB e UFCG.

O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

17 mil acidentes - Foram registrados na Paraíba desde 2012, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, ferramenta do MPT e da OIT. Só em 2018, já são mais de 500 notificações de acidentes de trabalho no Estado.

Fonte: Ascom / MPT-PB

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

 

Facebook:  @mptpb

Imprimir