Evento no MPT discute reforma trabalhista com entidades sindicais da Paraíba

05/04/2018 - Representando cerca de 100 mil trabalhadores de diversos segmentos, presidentes e lideranças de 20 entidades sindicais da Paraíba compareceram ao Encontro “Reforma Trabalhista e Seus Reflexos nos Direitos Sociais”, na última segunda-feira (2), no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, em João Pessoa.

O evento foi presidido pelo procurador-chefe do MPT na Paraíba, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, que destacou a relevância do debate para aprofundar com as lideranças sindicais os efeitos que a Lei 13.467/2017, conhecida como “Reforma Trabalhista”, está trazendo para milhões de trabalhadores em todo o Brasil, tendo promovido mudanças substanciais, em muitos casos com supressão de direitos, na legislação relacionada ao Direito do Trabalho.

Na ocasião, o procurador-chefe do MPT falou sobre algumas mudanças ocasionadas pela nova legislação e as consequências para o trabalhador. Durante o Encontro, lideranças sindicais participaram do debate, inclusive apresentando questionamentos e pedindo esclarecimentos sobre o entendimento do Ministério Público acerca de diversos pontos da nova lei. Elas sugeriram que mais eventos como este sejam realizados, inclusive, com realização de cursos e capacitações pelo MPT.

Segundo o procurador-chefe, "é imprescindível que as entidades sindicais estejam preparadas e repassem às categorias que representam o maior número possível de informações acerca da nova legislação".

“Além de diversos dispositivos ensejarem nítidas inconstitucionalidades e inobservância de convenções internacionais das quais o Estado brasileiro é signatário, há de se observar, especificamente em relação aos sindicatos, que, embora a lei traga a preponderância da negociação coletiva sobre o que preveem as leis, não se pode aceitar que essas negociações se deem para trazer prejuízos aos trabalhadores, principalmente no que tange a matérias mais sensíveis, a exemplo da redução dos patamares mínimos referentes à garantia das condições adequadas de saúde e de segurança nas relações de trabalho", ressaltou Carlos Eduardo para os dirigentes sindicais presentes.

De acordo com os representantes dos diversos sindicatos e centrais sindicais que participaram da reunião, “eventos dessa natureza são de suma importância para a classe trabalhadora, para que ela tome conhecimento do que foi a Reforma Trabalhista", a exemplo do que afirmou Paulo Marcelo, presidente da CUT na Paraíba.

Material com orientações

Durante o evento, representantes dos sindicatos receberam folders e cartazes produzidos pelo MPT contendo orientações a empregados e empregadores sobre a nova legislação, para que as entidades divulguem entre seus filiados.

No folder, há orientações sobre “negociado sobre o legislado”, “gestantes e lactantes”, “contrato intermitente”, “pejotização”, “terceirização” e “quitação anual de verbas trabalhistas”.

O material também está sendo fornecido em formato online às entidades interessadas. Mais informações podem ser obtidas no MPT-PB (pelos telefones 83- 3612-3100 ou 3612-3119).

 

 

ENTIDADES PRESENTES

CUT: Central Única dos Trabalhadores da Paraíba

Fetag-PB: Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba

Sintricom-JP: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Pesada, Montagem e do Mobiliário de João Pessoa e Regiões

Sinecom-JP: Sindicato dos Empregados no Comércio da Grande João Pessoa

Sindiágua – PB: Sindicato dos Trabalhadores da Cagepa

Sintramb – PB: Sindicato dos Trabalhadores do Município de Bayeux

SinTrader: Sindicato das Domésticas da Paraíba

CUT STR Cuité: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuité

Sinttel – PB: Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba

Sintramul ABJD: Sindicato dos Servidores Municipais de Lucena

Seaac – PB: Sindicato dos Empregados de Prestação de Serviços do Comércio da Paraíba

Sintrafi – PB: Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado da Paraíba

Fetracom – PBRN: Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços dos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte

Seeb – PB: Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado da Paraíba

Sindicato dos Motoristas da Paraíba

Sindicato dos Ferroviários da Paraíba

Sindicato dos Jornalistas da Paraíba

Sindicato dos Trabalhadores Autônomos da Paraíba

Sindicato dos Comerciários da Paraíba

Gabinete do Vereador Marcos Henriques

 

Fonte: Ascom / MPT-PB

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Facebook: @mptpb

Imprimir