Empresas do Sertão terão que contratar jovens
04/05/2018 – Cerca de 90 empresas dos municípios de Sousa, Cajazeiras, São José de Piranhas e São João do Rio do Peixe participaram da audiência coletiva do Fórum Estadual de Aprendizagem da Paraíba (Feap-PB), que aconteceu na última sexta-feira, na Sede do Senai, em Sousa.
Segundo a procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, as empresas foram renotificadas pela fiscalização do Trabalho, para que, em 60 dias, apresentem a documentação comprovando a contratação dos jovens aprendizes. “Em julho, dois auditores do Trabalho irão a Sousa para analisar a documentação”, informou.
De acordo com a procuradora, a expectativa é que pelo menos 264 jovens sejam contratados por essas empresas dos quatro municípios do Sertão. “Ouvimos depoimentos de empresários que contrataram jovens aprendizes e foram efetivados pela empresa e essas empresas se sentem satisfeitas, porque eles estão contribuindo muito. Então, isso foi um incentivo”, comemorou a procuradora.
“Foi importante, também, para tirar aquele preconceito de que o jovem aprendiz está alí apenas para cumprir uma cota. Então, fizemos uma sensibilização com essa responsabilidade que temos com a inserção dos jovens no mercado de trabalho”, acrescentou.
Segundo ela, as empresas têm o dever jurídico de realizar a contratação. “E nós, do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, temos o dever jurídico de exigir das empresas que isso aconteça. Pretendemos dar continuidade a esse tipo de evento e fazer em outros polos”, concluiu Edlene Lins Felizardo.
Participaram da audiência coletiva em Sousa Abílio Sérgio Lima, chefe do Setor de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho (SRTE/MTE); Joana D’arc de Sousa, auditora fiscal do Trabalho representante do Feap-PB, além de representantes do Senai, Senar, IEL, CIEE e IJOVEM.
Fonte: Ascom / MPT-PB
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119
Facebook: @mptpb