Maio Lilás lembra importância de sindicatos na defesa dos direitos trabalhistas

04/05/2018 – Ao longo do mês de maio, o Ministério Público do Trabalho (MPT) promove, em todo o país, o ‘Maio Lilás’, com ações para dar visibilidade ao tema da ‘Liberdade Sindical’. As atividades têm como objetivo lembrar a importância de discutir a liberdade sindical e a participação de trabalhadores e trabalhadoras na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos.

As ações da campanha Maio Lilás incluem debates, exposições, iluminação de prédios públicos, entre outras atividades promovidas pelo MPT nos estados.

Em Brasília, o lançamento oficial da campanha será nesta segunda-feira (7), na sede da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), em conjunto com a Procuradoria Regional do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins (PRT 10) e contará com uma mesa-redonda sobre o tema “Liberdade sindical e reforma trabalhista”, bem como com o lançamento da revista em quadrinhos sobre “Sindicatos” e do site www.reformadaclt.com.br, que traz informações para trabalhadores e empregadores sobre a reforma trabalhista.

Na Paraíba, uma audiência pública foi realizada no dia 2 de abril, com participação de diversas entidades sindicais da Paraíba. Presidida pelo procurador-chefe, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, a audiência debateu questões sobre liberdade sindical e esclareceu diversos pontos relacionados à chamada "reforma trabalhista". Na ocasião, foram distribuídos cartazes, folders, revistas MPT em quadrinhos e outras publicações do MPT.

A cor lilás é uma homenagem às 129 trabalhadoras que foram queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 1857. Elas reivindicavam um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

Leia mais na edição 34 da Revista MPT em Quadrinhos: https://goo.gl/z6qSzB

 

 

Fonte: Ascom / MPT-PB

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Facebook:  @mptpb

Imprimir