MPT-PB realiza oficina sobre Qualidade de Vida no Trabalho
27/07/2018 – O MPT realizou na sede da instituição na Paraíba, esta semana, a Oficina sobre Qualidade de Vida no Trabalho. O evento foi aberto com a palestra do professor e master coach Homero Reis, com o tema “Gente inteligente sabe de relacionar”, que enfatizou a importância de se construir relações no ambiente laboral.
O evento aconteceu segunda e terça, no auditório do MPT-PB, no edifício-sede, em João Pessoa, com a participação da procuradora do Trabalho Mariana Fortes, gestora nacional do programa de qualidade de vida no trabalho (QVT) e da equipe da Procuradoria-Geral do Trabalho que trata da execução do programa, que veio de Brasília.
Durante o evento, a procuradora Mariana Fortes ressaltou a relevância de um ambiente sadio e seguro, no qual o trabalhador seja valorizado. Ela apresentou, de maneira detalhada, o Plano de Ação das políticas de Qualidade de Vida no Trabalho do MPT.
Na ocasião, foram realizadas diversas atividades com servidores dos vários setores da Procuradoria Regional do Trabalho, voltadas para debater o Plano de Ações de QVT e seus desdobramentos na realidade da PRT-13, com propostas voltadas para encontrar maneiras que alcancem o objetivo de melhorar ainda mais o ambiente de trabalho na Procuradoria, as quais foram repassadas, detalhadamente, em reunião realizada com todos os ocupantes de cargos de gestão da PRT-13 e o procurador-chefe, Carlos Eduardo de Azevedo Lima.
“Já está mais do que demonstrado que as dinâmicas psicossociais do trabalho têm repercussão direta na vida psíquica do trabalhador, e isso nos mais variados segmentos de sua existência”, frisou Carlos Eduardo. Para ele, “esta é uma preocupação permanente do MPT, com destacada atuação buscando garantir um meio ambiente adequado sob todos os aspectos”.
“Diante disso, mostra-se evidente que precisamos - sempre e cada vez mais - dar exemplo em ´nossa casa´, razão pela qual louvamos que possamos executar iniciativas como esta, já que o grande capital da Procuradoria, assim como das organizações em geral, é formado pelas pessoas que aqui trabalham, em todos os setores e nas mais variadas funções, cada uma delas de indiscutível relevância para o resultado final de nossa atuação, que, não custa repetir, é voltada para a sociedade, efetiva destinatária de tudo o que fazemos", ressaltou Carlos Eduardo.
Meio ambiente
Durante o evento, também foram apresentadas as diretrizes socioambientais do MPT pela representante da PGT, Patrícia Rambo. Ela elogiou ações do MPT na Paraíba, como a Coleta Seletiva Solidária, que foi implantada em 2016 e beneficia atualmente várias famílias de catadores, além da campanha “#Adote uma muda e plante uma vida”. Nesta segunda ação, mudas de várias espécies são distribuídas com o público interno e com a comunidade em geral, incentivando a mobilização da sociedade em prol da preservação do verde e da vida no planeta.
Fonte: Ascom / MPT-PB.
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119
Facebook: @mptpb
Instagram: @mptparaiba