Aprendendo a salvar vidas - Projeto ‘Bombeiro Mirim’ é implantado em Campina Grande com apoio do MPT
26/10/2018 – Salvar vidas. Esta missão tão especial do Corpo de Bombeiros está sendo repassada para crianças paraibanas por meio do projeto “Bombeiro Mirim”, que foi implantado na cidade de Campina Grande, com o apoio do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB). O programa tem como objetivo incluir socialmente meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, com aulas de combate a incêndios, busca e salvamento, primeiros socorros, prevenção às drogas, além de várias atividades culturais.
Sessenta crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 13 anos, já estão sendo beneficiadas com a iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, em Campina Grande. O lançamento do projeto aconteceu no mês passado durante uma solenidade no 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM), em Campina Grande.
“Além de levar um conhecimento que salva vidas para essas crianças e adolescentes, o objetivo do projeto é despertar o interesse neles pela carreira de bombeiro militar e, ao final do curso, todos serão multiplicadores do que aprenderam”, ressaltou a comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar, tenente coronel Jousilene de Sales, coordenadora do projeto.
Ela informou que o “Bombeiro Mirim” passou a oferecer também acompanhamento psicológico para as crianças. Muitas delas vivem em comunidades de baixa renda, onde há incidência de tráfico de drogas e violência. “Elas recebem ainda aulas e orientações de combate ao bullying e ao suicídio”, acrescentou.
O procurador do Trabalho Raulino Maracajá participou da solenidade de lançamento do projeto. O MPT-PB destinou ao projeto cerca de R$ 26 mil em materiais, provenientes da reversão de multas trabalhistas. Foram destinados ao programa equipamentos como notebook, projetor, tela de projeção, extintores de incêndio, capacetes, cintos de proteção, cordas, luvas, prancha infantil, colar cervical, reanimador infantil, entre outros.
Bom comportamento
O projeto ‘Bombeiro Mirim’ funciona todas as quintas-feiras, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, na sede da Corporação, em Campina Grande (Av. Almeida Barreto, 428 - São José). Conforme a tenente coronel Jousilene de Sales, para participar do projeto, as crianças precisam estar matriculadas na escola regular, ter boas notas e bom comportamento.
Sobre o projeto
O ‘Bombeiro Mirim’ desenvolve atividades de apoio socioeducativo e cultural com crianças e adolescentes, entre 9 e 13 anos, e que estejam devidamente matriculadas nas escolas públicas das áreas de atendimento das unidades operacionais do Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba. O programa contribui com a formação social de meninos e meninas, por meio de instruções práticas e teóricas.
No projeto, as crianças têm aulas sobre acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, prevenção ao uso de drogas, práticas esportivas, apoio pedagógico, além de atividades culturais.
Desde 2011, o ‘Bombeiro Mirim’ tem capacitado, na Região Metropolitana de João Pessoa, crianças e adolescentes com noções básicas das atividades de bombeiros, incluindo primeiros socorros e prevenção de incêndios. O projeto também funciona na cidade de Sousa, no Sertão.
Fonte: Ascom / MPT-PB
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119.
Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb