MPT apoia campanha ‘Setembro Amarelo: Pela Valorização da Vida’

06/09/2019 - O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) apoia a campanha ‘Setembro Amarelo: Pela Valorização da Vida’. O movimento alerta para a importância da prevenção de doenças como a depressão, que afasta milhares de trabalhadores das suas atividades e que pode levar ao suicídio.

A escolha do mês se deu porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Acompanhe a campanha do Setembro Amarelo do MPT-PB nas redes sociais (facebook: @mptpb e Instagran: @mptparaiba). Durante este mês, cards serão publicados com frases, como: “Acolha e Abrace”, “Ouça em vez de julgar”, “Ofereça ajuda”, “Falar é o melhor remédio”, “Doe sorrisos e atenção”, “Coloque-se no lugar do outro”, “Estenda a mão”, “Seja gentil”.

Assédio moral no trabalho pode levar ao adoecimento

A depressão é uma das principais causas de afastamentos no trabalho, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS/2017).

Para a procuradora do MPT-PB Andressa Coutinho, “no âmbito das relações de trabalho, algumas situações específicas podem concorrer para o surgimento de danos psíquicos significativos. É o caso, por exemplo, da prática de assédio moral, que pode levar ao adoecimento ocupacional e, posteriormente, ao suicídio. Por isso, a importância do Ministério Público do Trabalho apoiar a campanha”.

Segundo a procuradora, a ideia é conscientizar a grande massa de trabalhadores acerca dos riscos do adoecimento ocupacional e das medidas que devem ser tomadas para que haja a prevenção ao suicídio.

“O objetivo é evitar que o número de casos aumente, que as pessoas aprendam a identificar quando alguém estiver sofrendo de alguma doença psíquica e que possam ajudar”, ressaltou.

Fonte: Ascom-MPT-PB.

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

Siga:   Instagram: @mptparaiba

           Facebook: @mptpb

Imprimir