Feira do Trabalho conta com estande de denúncias
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba esteve presente na 2ª Feira Municipal do Trabalho, evento organizado pela Prefeitura de João Pessoa, Sebrae/PB, Instituto Federal da Paraíba (IFPB) entre outros parceiros. A feira aconteceu nos dias 28 e 29 de abril e faz parte das comemorações do Dia do Trabalho.
Nos estandes espalhados pelo Ponto Cem Reis, a população contou com serviços de emissão de Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho. A feira também teve oficinas e forneceu informações sobre financiamentos de microcrédito e orientações sobre segurança no trabalhador. No estande do MPT-PB, os visitantes tiveram espaço para acolhimento ao público e puderam denunciar irregularidades trabalhistas.
De acordo com o secretário do Trabalho da prefeitura, Diego Tavares, o evento teve como objetivo oferecer capacitações para quem está fora do mercado de trabalho e dar orientação ao trabalhador sobre como evitar acidentes.
Durante a abertura, o procurador-chefe do MPT-PB, Cláudio Gadelha, destacou a importância do evento e ressaltou que é preciso investir em cidadania e informação.
“Muitas vezes o trabalhador é submetido a uma condição de trabalho que o coloca em situação de risco, tanto por que ele desconhece a maneira certa de executar seu trabalho, tanto por que o empregador também não conhece a legislação trabalhista. E essa desinformação múltipla acaba trazendo prejuízos para o trabalhador”, explica Gadelha.
Assessoria de Comunicação
MPT-PB/PRT-13