Seminário debate saúde e segurança do trabalhador
Os procuradores do Trabalho Raulino Maracajá e Myllena Alencar participaram do I Seminário Interinstitucional em Saúde e Segurança do Trabalhador, que está acontecendo desde ontem, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), em João Pessoa.
Organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba (13ª Região) e pela Escola Judicial da 13ª Região, o seminário tem como objetivo discutir temas relacionados à segurança e à saúde do trabalhador no ambiente de trabalho, dentre os quais estão as medidas que podem ser adotadas para a redução dos acidentes de trabalho, as normas de proteção em vigor e os meios para torná-las efetivas.
A procuradora Myllena Alencar falou, durante o seminário, sobre ‘A atuação do MPT frente aos acidentes de trabalho’.
Já Raulino Maracajá, um dos responsáveis pela Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande, palestrou sobre ‘As normas de saúde e segurança do trabalho e suas implicações para empresas e gestores’, junto ao representante do INSS, Renato Alvarenga. Durante a palestra, o procurador ressaltou que o investimento na saúde e segurança dos trabalhadores não pode mais ser visto como ‘gasto’ e sim como ‘lucro’, já que um ambiente seguro diminui os custos decorrentes de possíveis acidentes.
“Eventos como esse são importantes pois unem outros órgãos e a sociedade civil para que possamos conscientizá-los e, assim, melhorar o ambiente de trabalho para tantas pessoas, que é um dos objetivos do MPT”, ressaltou Raulino sobre o seminário.