MPT cria ‘Rede de Parceiros’ para Programa de qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) criou uma ‘Rede de Parceiros’ – formada por agentes públicos e privados da região polarizada pelo município de Guarabira, no Brejo paraibano – com o objetivo de desenvolver e ampliar um ‘Programa de Qualificação e Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho’, com a oferta de cursos profissionalizantes.
Para isso, parcerias estão sendo retomadas e ampliadas com o Senai e o Senac, para a realização de novos cursos profissionalizantes e, ainda, com organizações não-governamentais (ONGs) que acolhem jovens e com empresas da região de Guarabira, para que possam absorver essa mão de obra local.
Para discutir esse programa, dentre outros assuntos, uma reunião foi realizada no último dia 17 de fevereiro, na sede do MPT, em João Pessoa, coordenada pelo procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Paulo Germano Costa de Arruda. Além de cobrar a retomada de cursos profissionalizantes pelo Senai – decorrentes de parcerias celebradas nos últimos anos em Guarabira – o procurador convocou representantes dessas entidades e empresas locais para assumirem novos compromissos e ampliar parcerias.
“Refaremos e ampliaremos as parcerias, em Guarabira, a fim de abrir aos jovens do Brejo paraibano perspectivas de qualificação e inserção no mercado de trabalho”, afirmou o procurador-chefe.
108 jovens qualificadas em 2015 para a indústria têxtil
Durante a reunião, o padre Luigi Pescarmona – representante do Abrigo Comunidade Talita – informou que, no ano passado, foram realizados três cursos profissionalizantes no galpão da instituição, em Guarabira, capacitando 108 jovens como operadoras de máquina de costura industrial, das quais 50% delas foram inseridas no mercado do trabalho.
Na Talita, havia uma escola profissionalizante com máquinas de costura industriais doadas ao Senai pelo grupo João Rafael, através de um acordo judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho. Mas, em visita recente à ONG, o procurador Paulo Germano constatou que as máquinas foram retiradas da instituição sem explicação. Por isso, convocou uma reunião para esclarecer o fato.
Retomada dos cursos
O gerente de Educação do Senai, Wagner Porto, assumiu o compromisso de informar ao MPT, até o final deste mês de fevereiro, sobre a retomada dos cursos de operador de máquina de costura industrial e mecânico de máquina de costura industrial, como eram realizados antes no galpão da ONG Talita. Além disso, deverá informar, até o final de março, quais os novos cursos que serão ministrados este ano em Guarabira, em parceria com instituições e a Prefeitura Municipal.
Senac fará levantamento do mercado local
O Senac – que passa a integrar essa ‘Rede de Parceiros’ – informou que, para ampliar as parcerias e conhecer a necessidade de cursos profissionalizantes da economia local fará visitas a ONGs que acolhem jovens (como Amecc e Talita) e, ainda, à Associação Comercial de Guarabira, ao secretário de Indústria e Comércio do Município, ao Sindicato dos Lojistas, ao empresário Veronildo Coutinho, titular da empresa Guaraves Alimentos e ao proprietário do Shopping Center de Guarabira. Após as visitas, o Senac apresentará um relatório ao MPT, até o final março.
Participaram da reunião o presidente da Associação Menores com Cristo (Amecc), Sebastian Peter Haury; o padre Luigi Pescarmona, representante da Talita; o presidente da empresa Ricol - Rafael Indústria Confecções Ltda, João Rafael de Aguiar; o representante da empresa Guaraves Alimentos Ltda, Veronildo Coutinho de Souza; além de Daniel Pires, representante da Fecomercio-PB, Vera Lúcia da Silva, representante do Senac e Wagner Porto, representante do Senai.