MPT terá posto avançado em Guarabira
Procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Cláudio Gadelha, comandou audiência pública
O procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Cláudio Cordeiro Queiroga Gadelha, anunciou em Guarabira, no início da semana, que o município ganhará um posto avançado do Ministério Público do Trabalho (MPT). “Estamos em negociação com alguns parceiros para conseguirmos um espaço onde serão realizadas, mensalmente, as audiências do MPT, a exemplo do que já acontece no município de Sousa, numa parceria com o Ministério Público Federal”, disse ele, durante entrevista à rádio Constelação FM.
Procurador-geral do Trabalho em exercício, Eduardo Parmegianni, foi conferir de perto a realização do Projeto Trabalho de Todos em Guarabira
O MPT realizou, de segunda a quarta-feira, a etapa de Guarabira do Projeto Trabalho de Todos, que já havia passado por Sousa e Itabaiana. O objetivo do projeto é realizar um amplo diagnóstico das relações de trabalho na Paraíba.
O posto avançado, segundo explicou Gadelha, faz parte dos planos de interiorização do órgão e é uma das metas do Projeto Trabalho de Todos. Ele funcionará mensalmente em regime de plantão, reunindo as demandas do município e região, evitando o deslocamento das partes e advogados para a sede da Procuradoria Regional do Trabalho, em João Pessoa. “Com o posto avançado, não haverá mais esse incômodo, pois será possível não apenas receber denúncias, mas também a realização de reuniões e audiências com as partes, evitando o transtorno do deslocamento”,acrescentou.
Procuradores do Trabalho da Capital farão rodízio para atendimento das demandas da região de Guarabira. O posto avançado de Sousa já está em pleno funcionamento, evitando o deslocamento de partes e advogados para a Procuradoria do Trabalho no Município de Patos. “O município de Monteiro será o próximo a ganhar um posto avançado”, adiantou o procurador-chefe.
Praça de serviços oferece novidades
Durante três dias – 9, 10 e 11 – foi realizada uma praça de serviços para o trabalhador no Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura (Ciec), tendo vários parceiros – Sebrae, INSS, Ministério do Trabalho e Emprego, Banco do Brasil, BNB, Caixa, governo do estado (Programa Cidadão e Secretaria de Educação), Sistema Fecomércio, Pronatec e Prefeitura de Guarabira.
Lá os trabalhadores e outras pessoas da comunidade podiam tirar documentos pessoais, ser encaminhadas para empregos e estágios, tirar dúvidas sobre previdência, buscar financiamento bancário para pequenos negócios, fazer pré-inscrição no Pronatec e participar de oficinas e palestras.
A grande novidade da etapa de Guarabira foi o estande do Pronatec, que recolhia sugestões de cursos a serem desenvolvidos no município no segundo semestre. O estande do Sine também foi reforçado para atender às demandas por empregos.