‘Prêmio MPT na Escola 2021’ anuncia vencedores da Etapa Estadual
03/09/2021 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) vai premiar trabalhos sobre combate ao trabalho infantil e aprendizagem profissional de estudantes de escolas públicas dos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Guarabira. O ‘Prêmio MPT na Escola 2021’ anunciou, nesta sexta-feira (03/09), os vencedores da Etapa Estadual (confira lista no final da matéria). Foram premiados trabalhos nas categorias Conto, Poesia e Desenho. Os ganhadores da Etapa Estadual vão representar a Paraíba na Etapa Nacional.
A premiação será dividida em dois grupos. No Grupo 1, serão premiados trabalhos de alunos de 4º e 5º anos que abordaram a temática do trabalho infantil. No Grupo 2, serão contemplados estudantes de 6º e 7º anos, que desenvolveram trabalhos sobre aprendizagem profissional/profissionalização de jovens aprendizes.
Os primeiros colocados de cada categoria e grupo ganharão medalhas e certificados. Também serão premiados os professores que orientaram os trabalhos vencedores.
“O prêmio teve que se adaptar por causa da pandemia e, mesmo com tantos desafios, alunos e professores de escolas públicas paraibanas se mobilizaram para a produção dos trabalhos envolvendo a temática do ‘trabalho infantil’ e da aprendizagem profissional de jovens. É gratificante e desafiador”, ressaltou a procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).
“Esse projeto traz à tona a temática do trabalho infantil, dos seus malefícios e da importância da prevenção para o seu combate. Aborda também a importância da aprendizagem profissional para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, com a oportunidade real do primeiro emprego por meio do programa Jovem Aprendiz”, acrescentou a procuradora.
Sobre o projeto
O ‘Prêmio MPT na Escola’ é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos e aborda assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar.
O ‘MPT na Escola’ é promovido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil. A ideia é mobilizar, incentivar a produção cultural e, no final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Veja a lista das crianças e adolescentes que venceram a Etapa Estadual Paraíba:
Grupo 01 – estudantes de 4º e 5º anos
Conto – 1º lugar
Bruna Cavalcante Cruz – 4º ano
Município: Cabedelo
Escola Municipal Silvana Oliveira Pontes
Desenho – 1º lugar
Josivan dos Santos Herculano - 5º ano
Município: Guarabira
Escola Municipal Maria Eulália Cantalice
Poesia – 1º lugar
Ranny Kelly Guedes Ferreira - 4º ano
Município: João Pessoa
Escola Municipal Rotary Francisco Edward de Aguiar
Grupo 02 – estudantes de 6º e 7º anos
Conto – 1º lugar
Karoline Rodrigues dos Santos - 7º ano
Município: Cabedelo
Escola Municipal Plácido de Almeida
Poesia – 1º lugar
Emilly Katerine Mendes Patrício Leite - 7º ano
Município: João Pessoa
Escola Municipal Analice Caldas
Ascom/MPT-PB.