MPT participa de reunião do Focco em homenagem ao Dia da Mulher e destaca que igualdade no trabalho ainda é um grande desafio
09/03/2022 - O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou, na tarde dessa terça-feira (8), de uma reunião do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) em homenagem ao Dia da Mulher. Para o MPT, é necessário alcançar a ‘efetiva inclusão’ das mulheres no mercado de trabalho. Para a vice-procuradora-chefe do MPT-PB, Marcela de Almeida Maia Asfóra, a igualdade de gênero nas relações de emprego ainda é um grande desafio. Para se ter ideia, mulheres ainda ganham menos que os homens para ocupar as mesmas funções e, em alguns casos, essa diferença salarial chega a 35%.
“Não obstante exista inegável avanço na inserção e na manutenção da mulher no mercado do trabalho, ainda, em tempos atuais, observa-se tratamento diferenciado em razão do gênero nas relações de emprego. Embora não seja a única situação a ser discutida e combatida, a título de exemplo, cito a diferença remuneratória. Pesquisas apontam que a mulher recebe remuneração 16% menor que o homem e quando se trata de cargos de gestão/direção, essa diferença aumenta para 35%. Necessário, pois, ações no sentido de alcançar a efetiva inclusão (e não apenas inserção) da mulher no mundo do trabalho”, ressaltou Marcela Asfóra.
O evento online foi conduzido pela coordenadora do Focco-PB, a procuradora da República Janaina Andrade de Sousa, com a participação da vice-procuradora-chefe do MPT-PB, Marcela Asfóra, do procurador do Trabalho Carlos Eduardo de Azevedo Lima, representante do MPT no Focco-PB, e de várias outras convidadas, entre elas, da procuradora da República Acácia Peixoto Suassuna, da advogada e poetisa Mariana Teles, Maria Laura Canineu (da organização Human Rights Watch) e Nicole Verillo Campello (da Transparência Internacional), além de Ludinaura Regina Santos (EBSERH - HUJB/UFCG), Chrystiane Mariz Maia (TCE-PB) e Cláudia Marques de Sousa Toscano (Controladoria-Geral do Estado).
Participaram também da reunião online outros integrantes do Focco-PB, entre eles, Marcio Fernando Sueth da Silva (TCU), Walber Alexandre de Oliveira e Silva (CGU), Eudes Moacir Toscano Júnior e Letácio Tenório Guedes Júnior (Controladoria-Geral do Estado), Cristiano de Oliveira Rocha (Polícia Federal) e o promotor de Justiça Reynaldo Di Lorenzo Serpa Filho.
Ascom MPT-PB.