MPT apoia campanha de conscientização do autismo e destaca importância da inclusão no mercado de trabalho
30/03/2022 – João Pessoa - O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) aderiu à campanha nacional de 2022 “Lugar de autista é em todo lugar”, destacando a importância da inclusão no mercado de trabalho. Por isso, o MPT-PB aderiu a essa iniciativa, acrescentando: “Lugar de autista é em todo lugar, inclusive no mercado de trabalho”. Durante esta semana que antecede o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), o MPT-PB chama a atenção da sociedade para a realidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fala sobre direitos, entre eles, o direito à inclusão profissional e à igualdade de oportunidades no trabalho.
Durante esta semana, o MPT-PB publica em suas redes sociais cards com jovens da Paraíba que estão vencendo desafios, estudando, estagiando e trilhando caminhos rumo ao mercado de trabalho. É o caso de João Victor Cavalcanti Nascimento, 18 anos, que faz estágio em uma clínica de João Pessoa como auxiliar administrativo.
"Uma coisa legal são as pessoas com quem trabalho, que são muito gentis e pacientes. O lado ruim acho que é a questão do barulho que algumas crianças fazem, mas já aprendi a lidar com isso", revelou o jovem. A mais recente conquista do João Victor foi a aprovação no curso de Direito da UFPB. "Minha mãe sugeriu Direito e me identifiquei, já que gosto de ler", afirma.
Já Gabriela Letícia de Moura e Souza, 23 anos, cursa Medicina Veterinária e faz estágio em uma clínica. Ela ama os animais e, na hora de trilhar um caminho profissional, optou por uma área em que pudesse estar a serviço desse amor. “Acredito que nunca tive dificuldade em escolher uma profissão, sempre quis trabalhar em uma profissão que tivesse contato com animais”, revela. “Me sinto feliz por estar estudando e trabalhando para poder ajudar os animais, acrescenta.
Jhony Fernandes, 28 anos, mostra que o mercado de trabalho pode ser plural. Ele é DJ e toca em uma banda junto com a mãe, Nik Fernandes. A Banda "Tá Beleza!" ganhou esse nome em homenagem às primeiras palavras que ele falou.
Entre os desafios enfrentados pelos autistas estão a inserção e a permanência no mercado de trabalho.
“Sei o quanto é desafiador para as famílias, mas também acredito no enorme potencial dessas pessoas. O Ministério Público do Trabalho na Paraíba preza pela diversidade, pelo respeito no ambiente profissional e por isso aderiu a essa campanha, acrescentando que ‘lugar de autista é em todo lugar, inclusive no mercado de trabalho’. Nosso objetivo é conscientizar toda a sociedade, mostrando que não pode haver discriminação e que a inclusão é possível”, ressaltou a procuradora do Trabalho Dannielle Lucena.
“A proposta da campanha foi retratar cada jovem em seu ambiente de estágio e de trabalho, mostrando que uma pessoa autista pode ser inserida profissionalmente na sociedade se ela tiver apoio e compreensão”, acrescentou a procuradora Dannielle Lucena.
Sede do MPT azul
Na Paraíba, o edifício-sede do MPT-PB, no Centro de em João Pessoa – mesmo em reforma – recebeu iluminação especial na cor azul, em alusão à semana de Conscientização do Autismo. A Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, definiu o 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, quando prédios e cartões postais no mundo se iluminam de azul. No Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que é iluminado para lembrar a data e chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Direitos
De acordo com a Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012, uma pessoa diagnosticada com TEA é considerada pessoa com deficiência (PCD) para todos os defeitos legais. A mesma lei diz que “o acesso à educação, ao ensino profissionalizante e ao mercado de trabalho são direitos da pessoa com transtorno do espectro autista”.
O MPT-PB – dentro das ações da Campanha “Lugar de autista é em todo lugar, inclusive no mercado de trabalho” – listou alguns direitos da pessoa autista. Um direito recente – garantido pela Lei 13.977/2020 – é a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Na Paraíba, a Ciptea é emitida pela Funad. A Lei 13.977/2020 foi batizada de 'Lei Romeo Mion', jovem que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é filho do apresentador de TV Marcos Mion. Os direitos foram listados com apoio da procuradora do Trabalho Dannielle Lucena e da advogada Giovanna Castro Lemos Mayer.
Sobre a campanha
A campanha do MPT na Paraíba foi produzida para redes sociais. O slogan foi inspirado no tema da Campanha Nacional para 2022: “Lugar de Autista é em Todo Lugar”, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar. É composta por um vídeo de abertura com a procuradora do Trabalho Dannielle Lucena (de 60 segundos), três cards com histórias de jovens autistas no ambiente de trabalho e de estágio e vários cards contendo informações sobre Direitos e Serviços.
O conteúdo produzido está sendo postado nas redes sociais da instituição (Instagram: @mptparaiba, Facebook: @mptpb e YouTube: MPT TV Paraíba) até o próximo sábado, 2 de abril.
Personagens da Campanha
Os personagens são três jovens autistas que estão atuando profissionalmente em áreas diversas. João Victor tem 18 anos e é assistente administrativo numa clínica para crianças autistas. Ele considera “gentis e pacientes” as pessoas com quem trabalha.
Gabriela Letícia tem 23 anos e faz estágio em uma clínica veterinária. “Sempre quis trabalhar em uma profissão que tivesse contato com animais”, afirma.
Coordigualdade
O Ministério Público do Trabalho tem coordenadorias nacionais temáticas, uma delas é a Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).
A Coordigualdade atua na definição de estratégias coordenadas e integradas no combate à exclusão social, à discriminação no trabalho, à violação da intimidade do trabalhador e às práticas abusivas ligadas ao assédio moral ou sexual, fomentando a troca de experiências e discussões sobre o tema, e também a atuação ágil onde seja necessária a presença do MPT.
Assista ao vídeo da campanha.
Ascom/MPT-PB.
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100
Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptp
YouTube: MPT TV - Paraíba