MPT implantará projeto para capacitação e empregabilidade do público LGBTQIAP+
01/04/2022 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) implantará um projeto para capacitação e empregabilidade do público LGBTQIA+. Nessa quinta-feira (31/03) – Dia Internacional da Visibilidade Trans – uma audiência coletiva foi realizada na Sede do MPT-PB, em João Pessoa, com a participação do Ministério Público Estadual, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e representantes de várias entidades, entre elas, Mel, Diversidades, MovBi, Não Binarie e Aspttrans-PB.
“Vamos implantar o projeto ‘Emprego & Voz’, uma formatação do projeto nacional ‘Cozinha & Voz’. A ideia com a audiência é formar uma rede, facilitar a interlocução entre o poder público, através do Ministério Público do Estado, Ministério Público do Trabalho, município de João Pessoa. Vamos chamar outros órgãos, como a Defensoria Pública, o Governo do Estado e vamos também abranger outros municípios para interiorizar”, informou o procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna, que presidiu a audiência e vai coordenar o projeto na Paraíba.
“A ideia é formar uma grande rede de proteção aos Direitos Humanos ligada a pessoas em vulnerabilidade LGBTQIAP+. Temos indivíduos que são assassinados diariamente no Brasil simplesmente por terem um gênero diferenciado ou sexualidade diferenciada. Isso é inadmissível e o principal caminho para a cidadania é o trabalho. A empregabilidade é o ponto central das discussões do MPT para garantir capacitação, inclusão e dignidade”, acrescentou Varandas.
“Foi muito importante essa audiência pra gente ouvir as demandas do público LGBTQIA+ e pra gente juntar esforços na defesa dos direitos desse público. O Ministério Público da Paraíba criou, no final do ano passado, um núcleo para tratar dessa pauta, que é o Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial. Vamos unir esforços”, afirmou a promotora de Justiça Liana Carvalho.
“É de extrema importância para a população LGBTQIAP+ proposituras como esta realizada pelo Ministério Público do Trabalho, haja vista a grande dificuldade que a população LGBT tem de ser inserida no mercado de trabalho formal na cidade de João Pessoa, no Estado e em todo território nacional. Através de políticas públicas como esta será possível levar à população LGBTQIAP+ acesso ao mercado de trabalho formal e à educação, por meio de cursos profissionalizantes”, destacou o coordenador de Promoção da Cidadania LGBT e da Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa, Geraldo Filho.
Ascom/MPT-PB.