MPT participa de seminário no Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho encerrando o Abril Verde na Paraíba
29/04/2022 – Apresentar ‘Ferramentas para Gestão de Riscos’. Esse foi o objetivo do evento que o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) participou nessa quinta-feira (28), no auditório da Associação de Plantadores de Cana (ASPLAN), em João Pessoa. O seminário fez parte das ações da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho - CANPAT 2022 e marcou o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
O evento foi organizado pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e pela Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba (SRT-PB), com apoio do MPT e de mais de 20 instituições. Em formato híbrido, a programação apresentou as novidades para uma gestão eficiente de riscos ocupacionais. Ao público paraibano foi apresentada a ‘Lei Lucas’ (13.7222/2018) sobre Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros nas Escolas.
Para o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, representante do MPT no evento, prevenção e diálogo são atitudes que precisam ser fomentadas de forma permanente. “Temos que investir cada vez mais na cultura da prevenção, para que esses alarmantes índices de acidentes de trabalho possam ser reduzidos”, destacou.
A programação também contemplou a parte cultural, com a peça de teatro ‘Não Era fake News”. Houve uma homenagem póstuma à engenheira de Segurança do Trabalho, Aparecida Estrela, co-idealizadora do Movimento Abril Verde na Paraíba, juntamente com o técnico de segurança do trabalho, Nivaldo Barbosa.
Ascom/MPT-PB.
CONTATOS:
ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119 / 3612-3100
Instagram: @mptparaiba
Facebook: @mptpb