MPT participa de formatura de jovens do Lar do Garoto, em Campina Grande
12/07/2022 – Um passo a mais para a mudança de vida. Esse é o caminho percorrido por um grupo de adolescentes do Lar do Garoto, instituição socioeducativa localizada no município de Lagoa Seca, região de Campina Grande. Oito jovens concluíram o curso ofertado pelo projeto ‘Aprendizagem Profissional no Sistema Socioeducativo’, realizado pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e órgãos parceiros. A cerimônia de formatura aconteceu na última sexta-feira (8), no auditório da Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, onde foram entregues os certificados aos concluintes.
“O Ministério Público do Trabalho na Paraíba fica imensamente feliz e honrado em poder contribuir para a formação da segunda turma de jovens aprendizes do Lar do Garoto, de Lagoa Seca. A inserção desses jovens no mercado de trabalho de forma qualitativa, com expertise do que vão fazer e a possibilidade de gerar esperança nessas famílias não têm preço. Então, foi com muita alegria que participamos desse evento e louvamos a parceria com a Vara da Infância e Juventude de Campina Grande, que sempre estar junto com o MPT e as diversas entidades nesses cursos de capacitação do projeto ‘Aprendizagem Profissional no Sistema Socioeducativo’”, afirmou a procuradora-chefe do MPT na Paraíba, Andressa Ribeiro Coutinho., que representou a instituição na cerimônia.
O curso ‘Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos’ foi ministrado pelos professores do Senac. Os participantes foram contratados pela empresa AeC como jovens aprendizes. O projeto garante inclusão e capacitação profissional.
Sobre o projeto
O projeto “Aprendizagem Profissional no Sistema Socioeducativo” – o ‘Jovem Aprendiz Socioeducativo’ – é realizado pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-PB), Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac).
Turma pioneira no Lar do Garoto
O projeto “Aprendizagem Profissional no Sistema Socioeducativo” é realizado pelo MPT em vários estados do País e beneficia jovens e adolescentes, por meio da parceria entre o MPT e várias instituições.
Na Paraíba, a primeira turma desse projeto foi formada em 2020 no Lar do Garoto, em Lagoa Seca, município próximo a Campina Grande, com iniciativa coordenada pelo procurador do Trabalho Raulino Maracajá. A turma pioneira do curso de Serviços Administrativos no Lar do Garoto começou com 20 jovens e foi encerrada em 2021, com 18 concluintes.
Ascom/MPT-PB.