MPF, MPT, MPPB e MPC promovem Webinário sobre prevenção do câncer de mama

14/10/2022 - O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) no Estado, juntamente com o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), o Ministério Público Estadual (MPPB) e o Ministério Público de Contas (MPC) promovem na próxima segunda-feira, dia 17, das 9h às 11h, o Webinário Outubro Rosa: Prevenção e Cuidado. O evento online será transmitido pelo canal MPFPB no YouTube. Qualquer cidadão ou cidadã pode participar do evento, que será gratuito. A procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho, participará do evento representando a Instituição.

As palestras abordarão diversos temas, a exemplo de Sexualidade da Mulher com Câncer, Câncer de Mama e Relações de Trabalho, Importância das Mídias na Divulgação de Métodos de Prevenção ao Câncer de Mama, entre outros. Além de representantes dos quatro Ministérios Públicos, o evento contará com a presença de médicas, jornalista e juíza.

A procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Janaina Andrade, lembra que a campanha do Outubro Rosa surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, tendo por objetivo despertar a atenção para o câncer de mama e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Diante dos crescentes casos de câncer de mama e de óbitos de mulheres que morreram em decorrência da doença, o Ministério Público promove o webinário com o objetivo de difundir a ideia do ‘Prevenir e Cuidar’, não apenas no mês de outubro, mas durante todo o ano”, justificou a representante do MPF.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, estima-se 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminino ocupa a primeira posição mais frequente em todas as regiões brasileiras.

Prédios iluminados de rosa

 

Durante a Campanha Outubro Rosa, prédios públicos são iluminados com a cor do movimento. Na Paraíba, todos os anos, a Sede do MPT-PB, em João Pessoa e o prédio do MPT em Campina Grande recebem iluminação especial rosa em alusão à campanha. A iluminação simbólica é uma forma de alertar a sociedade para o câncer de mama e reforçar que a prevenção pode salvar muitas vidas.

Aderindo à campanha, mais uma vez a Administração do Ministério Público Federal na Paraíba iluminou o prédio do órgão em João Pessoa com a cor rosa. O objetivo é ajudar a conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

 


ACESSE CARTILHA - DIREITOS DAS TRABALHADORAS COM CÂNCER

 

 

Ascom MPT-PB com Ascom MPF/PB.

 

Imprimir