‘MPT na Escola’ conclui capacitações no Sertão da Paraíba e entrega premiação nacional
17/03/2023 - O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) realizou, de 14 a 16 de março, capacitações do projeto ‘MPT na Escola’ no Sertão paraibano. Nessa quinta-feira (16), o encontro foi realizado no Centro de Formação de Professores do município de Cajazeiras. Durante o evento, foi entregue o prêmio para a estudante Maria Vitória, vencedora da categoria Poesia, na etapa nacional do concurso, em 2022.
Nos dias 14 e 15 de março, o MPT esteve nos municípios de Patos e Sousa, concluindo, em Cajazeiras, as três Capacitações Regionais do projeto ‘MPT na Escola’ 2023. O conteúdo aborda o Trabalho Infantil e a Aprendizagem Profissional e é ministrado pela procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora Regional da Coordinfância/MPT.
“O objetivo é capacitar os profissionais de educação envolvidos com as ferramentas adequadas para que eles possam ser multiplicadores da temática. Os encontros formativos são direcionados para coordenadores pedagógicos municipais e coordenadores das escolas envolvidas na execução do projeto”, ressaltou a procuradora.
Em 2023, 11 municípios estão participando do projeto ‘MPT na Escola’ na Paraíba. O resultado das atividades pedagógicas será apresentado em quatro modalidades: música, desenho, conto e poesia. Os municípios podem inscrever os melhores trabalhos na Etapa Estadual do prêmio (conforme Edital).
Estudantes do Sertão se destacaram na edição 2022
Os municípios de Patos, Sousa e Cajazeiras participaram da edição do ‘Prêmio MPT na Escola 2022’ e tiveram trabalhos selecionados na temática da Aprendizagem Profissional.
Na Categoria Desenho, as estudantes Vanessa Caetano e Nyellen Araújo, do município de Patos,ficaram em 2º lugar. A estudante Heloísa Casimiro, do município de Sousa, ficou em 3º lugar. As estudantes cajazeirenses Vitória Marinho e Brenda Abreu conquistaram o 1º lugar nas Categorias Poesia e Conto, respectivamente.
Premiação Nacional
O município de Cajazeiras, no Sertão, recebeu a capacitação do projeto MPT na Escola e também celebrou, mais uma vez, a conquista de Maria Vitória de Abreu Marinho, aluna da Escola Municipal Carolino de Sousa Neto.
A estudante Maria Vitória conquistou o 1º lugar nacional no ‘Prêmio MPT na Escola 2022’, com a Poesia ‘Ser Jovem Aprendiz’ e recebeu como prêmio a medalha e também fones de ouvido. A premiação foi enviada pela Procuradoria Geral do Trabalho/Coordinfância para os vencedores da Etapa Nacional. A solenidade de premiação foi realizada virtualmente no dia 01 de dezembro de 2022. A escola recebeu um troféu de participação e os professores e coordenadores locais receberam vales-compra para adquirirem livros.
Ascom / MPT-PB.