MPT participa da Conferência sobre Águas da ONU , em Nova Iorque
Brasília - 20/03/2023 - O Ministério Público do Trabalho participará da Conferência 2023 da ONU-Águas, compondo a delegação brasileira, ampliando-se oportunidades para profícuas negociações multilaterais no tema águas. A Conferência da ONU vai ocorrer na próxima semana, entre 22 e 24 de março, na cidade de Nova York (EUA).
A Conferência 2023 da ONU-Águas é um encontro global que decidirá ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais sobre o tema das águas, que se somarão aos objetivos presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Um dos principais resultados esperados dessa conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, com compromissos voluntários de governos, instituições e comunidades locais.
Irá representar o MPT na conferência o subprocurador-geral do Trabalho Pedro Serafim, que coordena o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos. O representante vai participar do debate "Pesticides and Water: the contribution of international pesticide standard for life quality and water security", que será realizado das 13h30 às 15h (horário de Brasília).
Também vai participar da mesa a procuradora regional da República Sandra Akemi Shimada Kishi, que é coordenadora do projeto Conexão Água e diretora executiva do projeto Territórios Vivos. Em razão do acordo de cooperação técnica do projeto Conexão Água com o Centro Internacional Águas e Transdisciplinaridade (Cirat), Kishi irá participar do lançamento do Grupo IPSA (International Pesticide Standard Alliance), que busca padronização, em nível de convencionalidade, para um marco regulatório global para agrotóxicos. A procuradora ainda terá participação, durante as conferências, em pelo menos outros três eventos com a Agência Nacional de Águas, o Pacto Global da ONU e o Consórcio Intermunicipal de Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Com informações da Secom/PGR